Semana do Médico Veterinário

CRMV-CE PROMOVE ATIVIDADES EM ALUSÃO AO DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO (09/09)

 

Lançamento do Novo código de Ética e Campanha contra os maus tratos a animais estão entre as atividades

 

Em alusão ao dia do Médico Veterinário (09/09), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realiza uma série de atividades para promover o dia do profissional médico veterinário. Serão palestras, lançamentos e atividades de celebração, em diversos pontos da cidade, a fim de fortalecer e celebrar o profissional que zela pelo bem-estar animal e da saúde pública humana.

 

No sábado (09/09), dia do Médico Veterinário, teremos dois importantes marcos da medicina veterinária. A primeira atividade será o lançamento da Campanha “Maus Tratos a Animal É Crime”, que promove a Lei de Crime Ambientais  nº 9.605, Art. 32, que determina ser crime a prática de abusos e demais infrações contra animais. Dando continuidade, será realizado o lançamento, seguido da palestra e noite de autógrafos, do “Novo Código de Ética Médica Veterinária – Comentários sob a ótica pericial”, ambos durantes a programação da feira Pet Expofun. No evento, o CRMV-CE contará, ainda, nos dias 09 e 10/09, com stand de atendimento para prestar informações e realizar serviços relativos à Medicina Veterinária.   

 

Nesta segunda-feira (11/09) ocorre ainda, às 9h, a segunda palestra da Dra. Elan Cardoso Paes de Almeida (CRMV-RJ), abordando a temática do  Novo Código de Ética Médica Veterinária  Comentários sob a ótica pericial, na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Para fortalecer as práticas veterinárias, serão realizadas no dia 11/09 as palestras “Raiva – Etiopatogenia, aspectos epidemiológicos e avanços no controle”  e  “Animais Silvestres – Aspectos Legais e Principais doenças na Clínica Veterinária”, ambas no auditório da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais no Estado do Ceará (ANCLIVEPA).

 

Esse ano, o tema da campanha do Dia do Médico Veterinário promovida pelo Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) tem como lema: #SouVet - Dedicação em foco, orgulho profissional.

 

Conheça mais sobre, tenha acesso aos vídeos e folders da Campanha Nacional no endereço em  http://www.cfmv.gov.br/souvet/

 

CAMPANHA -  “Maus Tratos a Animal É Crime”

O CRMV-CE promove campanha de fortalecimento aos maus tratos a animais através do lançamento da campanha “Maus Tratos a Animal É Crime”, no dia do médico veterinário (09/09). A atividade é embasada na Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que diz:

 

 

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

 

 

Denúncias podem ser feitas no CRMV-CE de forma presencial, telefônica ou por e-mail.  Para maior efetividade, é extremamente  importante que elas sejam embasadas em provas físicas do delito, como fotos, vídeos ou testemunhas, com intuito de realizar o encaminhamento ao Ministério Público ou Delegacia.

 

 

Denúncias através do número (85) 3272- 4886, e-mail fiscalizacao@crmv-ce.org.br , ou no endereço Rua Dr. José Lourenço, nº 3288, Joaquim Távora.

 

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA VETERINÁRIA

O novo código  determina deveres e direitos dos médicos veterinários, descriminando comportamentos do profissional e qual a relação esperada com outros colegas, animais e com o meio ambiente. O documento norteia e busca orientar as pessoas sobre as atitudes esperadas dos profissionais de acordo com as atividades que desempenham.

 

Pensando nisso e nas mudanças que a Medicina Veterinária e o mundo passaram nos últimos anos, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), após um trabalho de construção conjunta com os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) aprovou, no final de 2016, uma nova versão do código de ética. A versão atualmente em vigor é de 2002.

 

A Resolução CFMV nº 1138 de dezembro de 2016, que aprova o Código de Ética do Médico Veterinário, foi publicada no Diário Oficial da União (25/01). Mas fique atento! O novo Código de Ética só entrará em vigor no dia 09 de setembro de 2017, Dia do Médico Veterinário.

 

O novo código visa mudanças estruturais no sentido da responsabilidade profissional, de forma a evitar a negligência, imprudência e imperícia no comportamento. Com o novo código é mostrado que a vida pessoal da pessoa pode refletir no seu profissional e vice-versa, o que antes não estava tão claro.

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MÉDICO VETERINÁRIO 2017
                 
DATA   HORÁRIO   EVENTO   RESPONSÁVEL   LOCAL
                 
                 
                 
09/09/2017   16h   Lançamento da Campanha Publicitária do CRMV-CE: “Maus tratos a animais é crime”  

Méd. Vet. Celio Pires Garcia

Presidente do CRMV-CE

 

Shopping Rio Mar Fortaleza

Estacionamento Lagoa

Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu – Fortaleza/CE

               
09/09/2017   16:15   Palestra: “Novo Código de Ética Médica Veterinária – Comentários sob a ótica pericial”  

Palestrante:

Méd. Vet. Elan Cardoso Paes de Almeida (CRMV-RJ)  

Autora do livro: “Novo Código de Ética Médica Veterinária – Comentários sob a ótica pericial”

 
               
09 e 10/09/2017   16h. às 21h   Exposição das atribuições e prestação de serviços do CRMV-CE no Stand da Pet ExpoFun   Equipe de funcionários do CRMV-CE  
                 
11/09/2017   19h. às 20:10h   Palestra: “Raiva – Etiopatogenia, aspectos epidemiológicos e avanços no controle**  

Méd. Vet. Nélio Batista de Morais

Coordenador de Vigilância em Saúde – SMS Fortaleza

  Auditório da ANCLIVEPA - Rua Prof. Carvalho, 3251 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE
               
11/09/2017   20:20 às 21:20   Palestra: “Animais Silvestres – Aspectos Legais e Principais doenças na Clínica Veterinária”  

Méd. Vet. Reinaldo Leite Viana Neto

Membro da Comissão Assessora de Pequenos Animais do CRMV-CE

 
 

*Evento realizado pela Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará

** Evento realizado pela Associação de Clínicos de Pequenos Animais – ANCLIVEPA/CE

Artigos relacionados
O CRMV-CE deseja um Feliz dia dos Pais a todos os pais profissionais e seus genitores. Que você possa celebrar junto aos seus filhos, com muita saúde , amor e...
Continue lendo...
Dois médicos-veterinários acabam de lançar a primeira e, portanto inédita obra que reúne num só livro um resumo de boa parte da legislação atual e pertinente ...
Continue lendo...
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) saúda todos os médicos veterinários pelo seu dia 09/09, na pessoa do médico veterinár...
Continue lendo...