Petexpofunpresidente

Formações, lançamentos do Novo Código de Ética, campanha contra maus-tratos e palestras estiveram entre as ações em alusão ao dia do Médico Veterinário

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou uma série de atividades para promover o dia do profissional médico veterinário (09/09). Foram palestras, lançamentos de campanhas e atividades de celebração, em diversos pontos da cidade, a fim de fortalecer e celebrar o profissional que zela pelo bem-estar animal e saúde pública humana.

“Este ano tivemos várias ações importantes para celebrar o dia do Médico Veterinário. Foram diversos dias com uma grande abrangência de atividades nas áreas do ensino, do fortalecimento profissional e da medicina veterinária. À exemplo, tivemos ações em Universidades particulares e públicas, como UECE e Fatene, onde fizemos palestras sobre o novo Código de Ética da Medicina Veterinária, atuação profissional e funções do CRMV-CE. Em parceira com a ANCLIVEPA, tivemos formações para os profissionais, buscando capacitá-los sobre temas de relevância. Na Pet Expofun realizamos contato com a sociedade, criadores de cães, veterinários, estudantes da medicina veterinária e promovemos, também, um stand educativo do Conselho. Fechamos as atividades no dia 13/09, no Cariri, quando ministramos palestras nas universidades privadas do Juazeiro sobre o CRMV-CE, culminando em um encontro com os médicos veterinários da região, à noite, para celebrar a nossa profissão”, afirmou o presidente do CRMV-CE, Célio Pires Garcia.

As festividades tiveram início no dia 09/09 com o lançamento da Campanha “Maus Tratos a Animal É Crime”, seguido da palestra “Novo Código de Ética Médica Veterinária – Comentários sob a ótica pericial”, ambas no evento Pet Expofun. No local, o CRMV-CE ainda tirou dúvidas e realizou serviços em stand. O objetivo foi claro, fortalecer as práticas veterinárias, tanto através da divulgação do bem-estar animal, quanto da formação dos profissionais sobre o novo código de ética, como explicou a palestrante convidada Dra. Elan Cardozo. “ Hoje estamos comemorando o dia do Médico Veterinário e aproveitamos para atentar as necessidades de observância do profissional sobre o seu código e que acaba, quando não atentadas, ocasionando processos éticos profissionais dentro do Conselho, civilmente e criminalmente. O novo código teve alguns avanços e, também, trouxe algumas discussões que podem causar embates. Momento como esses são fundamentais para esclarecer sobre o tema e sanar qualquer dúvida sobre o novo Código”, contou.

Carmen Cavalcante, médica veterinária que esteve na Pet Expofun, compartilhou que as atividades do CRMV-CE  no evento foram  muito significante, pois ajudaram a empoderar a imagem e presença da medicina veterinária. “Tenho acompanhado as atividades do Conselho  e ele tem melhorado, cada vez mais, fortalecendo nossa atuação, trazendo evoluções para o CRMV-CE, sendo superpositivo tanto para os animais, como para nós da veterinária. Tive acesso, aqui, a campanha contra os maus-tratos a animais, sendo uma questão de mudança de hábito importante que o CRMV-CE está contemplando, estimulando a prática correta, o conhecimento. Também pude me informar sobre o novo Código de Ética. Temos que nos atualizar, ler também, para prestar um serviço de acordo com a Lei. As atividades foram mais do que positivas”, declarou.

Já na manhã da segunda-feira (11/09), ocorreu a segunda palestra da Dra. Elan Cardoso Paes de Almeida (CRMV-RJ), abordando a temática do  “Novo Código de Ética Médica Veterinária – Comentários sob a ótica pericial”, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). À noite, foi a vez de serem realizadas, no auditório da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais no Estado do Ceará (ANCLIVEPA),  as palestras  “Raiva – Etiopatogenia, aspectos epidemiológicos e avanços no controle”, ministrada pelo Dr. Atualpa Soares,  e  “Animais Silvestres – Aspectos Legais e Principais doenças na Clínica Veterinária”, pelo Dr.  Reinaldo Leite.

Para a Dra. Alice Gonçalves, presidente da ANCLIVEPA, a parceria veio a somar, pois trouxe além de capacitação profissional, melhorias de serviços à sociedade e espaço de diálogo e de resolução de dúvidas profissional. “ Nós da ANCLIVEPA acreditamos que podemos e devemos estimular melhorias dentro da medicina veterinária, através da formação dos profissionais e nada melhor para celebrar o dia do médico veterinário do que fortalecendo a profissão”, disse.

Um dos palestrantes a participar da atividade na Associação de Clínicos de Pequenos animais, Dr. Atualpa Soares, disse que ação promovida possibilita abordagens de temas caros à sociedade, além de espaço de congratular e parabenizar os colegas profissionais,  sentindo-se honrado em puder contribuir dentro das práticas comemorativas.

A Semana do Médico Veterinário foi concluída no dia 13/09, com formações em Juazeiro do Norte nas instituições de ensino UJN e Unileão, onde estudantes terão acesso a informações sobre a profissão, questões éticas e atividades do CRMV-CE.

Veja a galeria de fotos das atividades.

Artigos relacionados
Nesta segunda-feira (15) a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) inicia a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2024, que acontecerá em um...
Continue lendo...
Profissionais do interior do estado foram os agraciados com os eventos   O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou e...
Continue lendo...
  O CRMV-CE recebeu os novos equipamentos de atuação dos Fiscais da autarquia, enviados pelo CFMV, tablets que serão utilizados como ferramenta de trabalho p...
Continue lendo...