Hoje (13/11) começa a Semana Mundial de Conscientização do Uso Racional de Antibióticos e o Mapa(Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) promoverá ações de prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos na agropecuária. A primeira ação foi instituir o AgroPrevine (Programa Nacional de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos na Agropecuária) por meio da Instrução Normativa nº41, publicada quinta-feira passada (09/11). Esse programa vai atuar no fortalecimento do conceito de saúde única: interdependência entre a saúde animal, humana e ambiental e ajudar a reduzir o uso de antimicrobianos em animais. Todos os ministérios envolvidos com o assunto vão veicular nas redes sociais informes sobre o uso de antimicrobianos.

De acordo com a auditora fiscal federal agropecuária, Suzana Bresslau, coordenadora de Programas Especiais do Mapa, “a instrução normativa formaliza o comprometimento do ministério com a implantação do Plano de Ação Nacional para a Prevenção e Controle da Resistências aos Antimicrobianos preconizado pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), OMS (Organização Mundial da Saúde) e FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).”. Suzana Bresslau integra a Comissão sobre Prevenção da Resistência aos Antimicrobianos em Animais do Mapa.

Programa de Prevenção e Controle de Antimicrobianos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine), por meio da instrução Normativa Nº 41, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (9).

O AgroPrevine promoverá intervenções estratégicas no mercado, como: estudos epidemiológicos, fortalecimento da implementação de medidas de prevenção e controle de infecções, promoção do uso racional dos antimicrobianos e da sua resistência.

O objetivo é fortalecer as ações de prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos na agropecuária, considerando o conceito de saúde única, que estabelece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental, utilizando como ferramentas educação sanitária, vigilância e defesa agropecuária.

Artigos relacionados
  O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), Dr. Célio Pires Garcia, em visita a região do Cariri, ministrou p...
Continue lendo...
Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto...Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed fermentum pharetra luctus. Nullam sed ultrices ...
Continue lendo...
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou um novo regulamento técnico sobre os procedimentos de fabricação e emprego de produtos d...
Continue lendo...