48062921 752350728433612 3934749660194799616 n

Ação possibilitará inserção da temática da proteção desses animais nos Seminários de Responsabilidade Técnica

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), Dr. Célio Pires Garcia, se reuniu no final da tarde desta segunda-feira (10/12) com o superintende do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Ceará (Ibama-CE), Dr. Herbert Lobo, na sede do órgão, para tratar questões relativas à promoção do bem-estar de animais silvestre no Estado do Ceará.

“O objetivo maior dessa reunião foi estreitar as relações institucionais entre o Ibama do Ceará e o Conselho por vários aspectos, mas principalmente para unirmos forças em favor dos animais silvestres do nosso estado. O Conselho tem papel fundamental na defesa dos profissionais que representa, mas também, sendo uma Autarquia Federal, tem papel relevante no que concerne os interesses da sociedade como um todo e do bem-estar desses animais”, declarou Lobo.

O Gestor do Ibama lembrou ainda da importância da união dos esforços para assegurar a proteção desses animais. “Os animais silvestres são um patrimônio nacional, todas as instituições que são afetas a esse tema devem unir forças para fazer a proteção deles, pois boa parte são vítimas do tráfico de animais, comércio ilegal e de cativeiros ilegais”, disse.

Compreendendo a relevância das questões apresentadas, o Presidente do CRMV-CE colocou o órgão à disposição para atuar de forma a fortalecer as práticas de bem-estar desses animais, inclusive implementando, dentro dos Seminários de Responsabilidade Técnica (RT), temas afins, como forma de difusão de conhecimento e estímulo à denúncias.

“Essa reunião com o Ibama trouxe benefícios extremamente positivos, pois precisamos levar aos médicos veterinários cearenses, especialmente os que trabalham no interior, a importância de fazerem notificações sobre as irregularidades realizadas contra animais silvestres. O Ibama se colocou à nossa disposição e aproveitaremos para inserir, nos Seminários de RT, que realizamos na capital e interior, palestra temática desse órgão, fortalecendo as atividades de proteção aos animais silvestres”, afirmou.

O Ibama é uma Autarquia Federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), sendo responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), instituída pela lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, e desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais (água, flora, fauna, solo, entre outros). Cabe a ele conceder licenças ambientais para empreendimentos de sua competência.

No Ceará, dentro das atividades de proteção da fauna e combate ao tráfico, conta com a entrada nos Centro de Triagem de mais de mil animais apreendido por mês, prestando atendimento médico, alimentação e todas as ações necessárias de promoção do bem-estar deles. Com esses serviços, consegue uma taxa de reintrodução de mais de 80% desses animais em seu habit natural.

Estiveram presentes no evento, além dos representantes máximo dos dois órgãos, a tesoureira do CRMV-CE, Dra. Patrícia Facó, a conselheira-efetiva do Conselho, Dra. Ana Cristina Farias e o chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama no Ceará, Miller Holanda Câmara.

Artigos relacionados
O Presidente do CRMV-CE, Francisco Atualpa, participou de reunião com representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (COREN-CE), nesta sexta-feira...
Continue lendo...
O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará, pelo que preconiza a Resolução n° 591, 26/06/92 do CFMV, art. 11, alínea “a”, e ...
Continue lendo...
Não esqueça, hoje é o ÚLTIMO DIA para pagar sua ANUIDADE 2022 com 15% de desconto.Tire o seu boleto em https://app.cfmv.gov.br/anuidade .Para aqueles que dese...
Continue lendo...