Com foco na melhoria da qualidade dos programas de treinamento supervisionado em serviço, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) promove o V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária. O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre 1º de setembro e 7 de novembro no site do CFMV (clique aqui para fazer a sua inscrição). Estão convidados a participar do evento os coordenadores de programas de residência e aprimoramento profissional em Medicina Veterinária, assim como preceptores, tutores, docentes, estudantes, residentes e diretores de hospitais veterinários.

O tema do seminário abrange dois tópicos de grande importância para a profissionalização do médico veterinário no Brasil: a Residência Integrada ao SUS e a Acreditação dos Programas. Na programação estão palestras e debates com integrantes da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV) do CFMV e representantes de programas de residência brasileiros.

Para obter o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), os programas de residência em saúde devem ser orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com as necessidades e realidades de cada região. No V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária os educadores e representantes de cursos terão a oportunidade de ouvir relatos de coordenadores e tutores de programas de residência que atendem com sucesso a esses requerimentos.

De acordo com Benedito Dias, presidente da CNRMV/CFMV, essa integração também é essencial para a inserção qualificada de jovens profissionais em áreas prioritárias da saúde pública, o que inclui os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

“Para que o médico veterinário tenha essa visão integrada bem concreta e, principalmente, para que ele tenha condições de atuar nos sistemas de saúde pública e tenha um conhecimento efetivo do SUS, a residência é o caminho a ser seguido”, ressalta.

Acreditação

O segundo dia do evento será reservado a Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária. A nova iniciativa do CFMV, a ser divulgada em breve, tem como objetivo reconhecer a competência dos cursos de treinamento em serviço e ajudar profissionais a optar por programas que sigam os critérios de excelência idealizados pelo CFMV de acordo com os mais altos padrões de capacitação.

Serviço

V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária

Tema: Residência Veterinária Integrada ao SUS e Acreditação dos Programas

Data: 22 e 23 de novembro

Local: Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP)

Público alvo: coordenadores de programas de residência e aprimoramento profissional em Medicina Veterinária, preceptores, tutores, docentes, estudantes, residentes e diretores de hospitais veterinários.

Inscrições: Entre 1º de setembro e 7 de novembro no site do CFMV.  No local do evento nos dias do seminário.

Confira a programação do evento e faça o download da arte do seminário. Compartilhe nas redes sociais!

Assessoria de Comunicação do CFMV

Artigos relacionados
  O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) promove, durante o Abril Laranja, mês de Prevenção à Crueldade Contra Animais, cam...
Continue lendo...
Veja o que saiu sobre a autarquia nas mídias durante o mês de Agosto  de 2022: Veja aqui...
Continue lendo...
    Tumores mamários em cadelas e gatas A oncologia vem apresentando papel de destaque como especialidade na rotina clínica em Medicina Veterinária nos últ...
Continue lendo...