Seminário de RT Equestre

Mais de 230 profissionais participaram do evento pioneiro no estado

 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou, no último dia 7 de agosto, o I Seminário Avançado de Responsabilidade Técnica em Esportes Equestres, no auditório do Sebrae-CE. A atividade representa um marco para as práticas equestres do estado, que, agora, contam com definições específicas para o bem-estar animal, além de profissionais qualificados, dentro das delimitações definidas pelo CRMV-CE.

Durante o evento, médicos veterinários e zootecnistas tiveram acesso a uma extensa programação, que contou com palestras de estudiosos de todo o Brasil, com enfoque na modalidade do bem-estar, com o objetivo de propiciar a qualificação necessária dos inscritos nesta nova responsabilidade técnica, que exige maior rigor e capacitação.

A nova formação surgiu da necessidade da promoção e vigilância do bem-estar de animais que participam das atividades equestres. Ela se baseia no contexto da aprovação da denominada PEC da Vaquejada, pelo Congresso Nacional, que libera a prática esportiva e cultural, sendo necessário atentar, com rigor, aos cuidados aos animais que dela participam.

A partir de agora, os esportes equestres (Turfe, Equitação, Vaquejada, Prova do Tambor, Cavalgada, Enduro e outros), por se constituírem em aglomerado de animais, estão obrigados a efetuarem o seu registro do evento e do RT no conselho de veterinária da respectiva região, e devem contar com Responsável Técnico qualificado na área, visando o bem-estar desses animais.

O intuito do Seminário foi claro, trazer segurança à promoção do bem-estar animal, como explicou o anfitrião do evento, Dr. Célio Pires Garcia. “Esse evento, a princípio, foi interpretado por algumas pessoas como uma defesa, uma apologia à vaquejada. Quem participou viu um evento técnico, científico, de alto nível, onde buscamos discutir o bem-estar animal, em sua essência, com princípios técnicos e científicos, não nos deixando levar somente pela emoção. Todos que saíram daqui, saíram enriquecidos com uma discussão muito profunda, de grandes palestrantes, sendo uma oportunidade única para a discussão e promoção do bem-estar animal no estado do Ceará”, completou o presidente do CRMV-CE.

Para o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Dr. Benedito Fortes de Arruda, a ação inédita fortalece, para além dos cuidados dos animais equestres, a medicina veterinária e zootecnia. “Este é um marco inicial para que nós profissionais da medicina veterinária e zootecnia possamos ter conhecimento de critérios que devem ser estabelecidos para que essas práticas, não só esportivas, como também culturais, possam estar em um enquadramento aceitável não só pela sociedade, mas sobretudo, por nós profissionais que entendemos e conhecemos o que é o bem-estar, o que é dor, sofrimento, fome, sede e o que devemos por em prática para a manutenção do bem-estar. Para que, com isso, não existam mais eventos clandestinos que só venham depor, não só contra o esporte, mas também, contra o movimento cultural”, declarou.

Presente no Seminário, Marcos Lima, vice-presidente da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq), lembrou que, com a aprovação da PEC da Vaquejada, fica claro os encaminhamentos que devem ser seguidos, presentes na constituição, para a legalidade das práticas desses esportes. “Os profissionais veterinários e zootecnistas não pode estar alheio a essas práticas. A gente, enquanto Associação Brasileira de Vaquejadas, sabe que o caminho a ser trilhado é, cada vez mais, pensar na evolução desse esporte, levando em consideração as melhores práticas para a realização dos eventos, e, sem sobra de dúvidas, tanto os médicos veterinários, quantos zootecnistas são dois profissionais muito importantes neste processo”, disse.

Ao todo, cerca de 230 profissionais foram capacitados nas práticas que promoverão o bem-estar animal na prática dos esportes equestres. No evento, foram abordados temas como O papel do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na regulamentação da Vaquejada, Aspectos Legais do Bem Estar dos Grandes Animais envolvidos em Esportes Equestres, O Juiz do Bem-Estar Animal e o papel do Profissional – RT nos eventos esportivos com grandes animais, Associação do Bem-Estar através dos Biomarcadores Fisiológicos e Bioquímicos nos Equídeos, Associação do Bem-Estar através dos Biomarcadores Fisiológicos e Bioquímicos nos Bovinos, além de mesas de discussões.

Além dos palestrantes e representantes dos Conselho de Medicina Veterinária, estiveram presentes, também, Augusto Júnior (Acevaq), Aberlardo Ribeiro (NCQM),Davi Aquino (ACEQM),  João de Brito (Sanimal) e José Amorim (ADAGRI).

Veja a Galeria de Fotos do Evento.

Tenha acesso ao conteúdo ministrado no Seminário. 

DEPOIMENTO DE PROFISSIONAIS SOBRE O EVENTO

Rosânia Ramalho Garcia – Médica Veterinária

“Este é um evento pioneiro no estado, com importância muito grande, principalmente agora com a aprovação da vaquejada. O ponto principal em que mais se pensou em bloquear essa prática foi pelo bem-estar animal, então estar se discutindo sobre o bem-estar, novas leis, a importância do estado do animal, das cinco liberdades do animal, são extremamente importantes, sendo necessário nos atentar a isso. As coisas estão mudando, evoluindo e precisamos respeitar o animal, para que tenhamos o esporte priorizando o bem-estar. A ideia do Conselho foi exitosa. A gente espera q essa prática se repita, cada vez mais, para que as pessoas que lidam com animais, tenham o devido respeito, colocando em prática tudo que está sendo dito”.

Adrianne Paixão  Médica Veterinária

“Esse é um momento esperado por muitos. Integro a Adagri, como fiscalização, e tendo amigos que trabalham na área dos equestres, conheço criadores. A gente entende  que com a regulamentação, passamos a viver um novo tempo, e com isso, a mudança de mentalidade é exigida, além da atitude. O Seminário vem para iniciar esse momento, sendo o início desta partida. Acredito que o próprio conselho regional vai estar, como dito nas palestras, fazendo novos momentos. A ação foi muito enriquecedora, esperamos mais atividades como essa”

Artigos relacionados
  O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) comunica, com imenso pesar, o falecimento do médico-veterinário Sebastião de Oliveir...
Continue lendo...
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) convida todos os profissionais inscritos na autarquia a participarem do II Seminário ...
Continue lendo...
 SÃO PAULO E RIO > Quase cinco anos após sua fusão com a  Perdigão - processo que resultou na BRF -, a Sadia terá um  concorrente de porte no mercado brasi...
Continue lendo...