4e9711c1 3cb7 43c5 8505 d67020823b9d

 O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), Dr. Célio Pires Garcia, esteve presente na solenidade de posse dos gestores responsáveis pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal, nesta quarta-feira (18/10), no Paço Municipal. O novo órgão municipal tem como objetivo elaborar e executar políticas públicas voltadas para o cuidado e bem-estar animal em Fortaleza.

“O Conselho entende que esse é um marco extremamente importante para o município de Fortaleza e nós nos solidarizamos com o Prefeito e reafirmamos nossa posição de órgão assessor do Governo Municipal, Estadual e Federal, nos colocando à disposição, à exemplo do que estamos fazendo em diversos municípios do estado do Ceará”, afirmou o Presidente do CRMV-CE.

A nova Coordenadoria será responsável por planejar e executar ações como vacinação, castrações de animais de rua e de abrigos, realizar projetos com clínicas veterinárias, além de gerir o Vetmóvel, equipamento público de atendimento móvel da Prefeitura de Fortaleza.

O prefeito da capital, Roberto Cláudio, lembrou que esse é um esforço do município para atender uma demanda antiga e de extrema importância de fortalezenses. “É a primeira vez que Fortaleza assume como responsabilidade pública do Governo Municipal o cuidado com os animais. Uma das primeiras responsabilidades da Coordenadoria é a castração animal. Teremos muito a fazer, mas precisamos mostrar à população que proteger e cuidar dos animais também é uma dever de todos”, completou.

Dentre as atividades da nova Coordenadoria, estará o Vetmóvel, que circulará pela Cidade para imunizar, cuidar e promover a castração de animais em espaços públicos. Com este enfoque, serão firmados convênios com clínicas veterinárias para castrar principalmente os animais de ruas, além de preparar e adequar espaços públicos para receber animais domésticos.

Com lei sancionada em 28 de junho deste ano pelo prefeito Roberto Cláudio, a Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal terá como gestora responsável a administradora, advogada e ex-vereadora Toinha Rocha. Também vão compor a equipe os técnicos José Alberto Braz Thiers, Marcel Girão, Rosânia Ramalho Garcia e Thaís Câmara Tavares. “O sofrimento dos animais de Fortaleza é problema de todos. Com a Coordenadoria, queremos diminuir a dor e dar mais carinho e saúde para eles”, comentou Toinha Rocha.

Veja galeria de fotos

Artigos relacionados
Ministério Público Estadual determinou cessão imediata de funcionamento do estabelecimento. Graças às ações de fiscalização do Conselho Regional de Medicina ...
Continue lendo...
Membros da Comissão Estadual de Educação Superior da Medicina Veterinária: Presidente: Méd. Vet. CARLOS EDUARDO AZEVEDO SOUZA – CRMV-CE N.º 1659 VP. Secretári...
Continue lendo...
O CRMV-CE informa que entre o período de 22 de dezembro de 2020 a 01 de janeiro de 2021 o órgão estará de recesso relativo ao período comemorativo de festas d...
Continue lendo...