Hoje (08/03/2018), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) conta com 1.842 médicos veterinários e 201 zootecnistas ativos, de ambos os gêneros. Desses, 713 são médicas veterinárias e 65 são zootecnistas mulheres, sendo em percentual 38.7% no primeiro caso e 32.3% no segundo, quando analisado o número por categoria profissional.

 

O número de profissionais mulheres nas duas áreas no Estado vem aumentando gradativamente, lembrando que historicamente, no Ceará, as profissões tiveram uma expressividade muito maior em número de homens.

 

A primeira mulher médica veterinária a se inscrever no CRMV-CE foi a Dra. Helsyne Maria de Azevedo Ponte, no dia 02/10/1969. Já a primeira zootecnista foi a Sra. Renalvia Leandro Peixoto, no dia 10/05/1982.

 

Ambas as profissionais representam mulheres pioneiras que, mesmo em um momento em que a igualdade de gênero era pouco discutida, foram as primeiras a atuarem e desenvolverem práticas para fortalecer a Medicina Veterinária e Zootecnia.

 

Em nome dessas profissionais, o CRMV-CE parabeniza todas as mulheres inscritas neste Conselho, tendo certeza das grandiosidades que as profissionais mulheres desde CRMV farão em bem das profissões, dos animais, cidadãos e economia do Estado do Ceará.

 

Profissionais mulheres inscritas no Sistema CFMV

 

Quando falamos no âmbito do Brasil, a representatividade das mulheres médicas veterinárias é de 49% em todo o território nacional, inscritas no Sistema CFMV, quase metade do número de inscrições. Já as zootecnistas representam 30% de profissionais dentro dessa área.

Artigos relacionados
36 profissionais receberam documento para entrada legal no mercado de trabalho   O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) real...
Continue lendo...
Veja aqui o Edital do Leilão...
Continue lendo...
O CRMV-CE deseja um dia pleno em alegrias a todas as médicas - veterinárias e zootecnistas mães, assim como a todas aquelas que cuidaram tão bem de nossas pro...
Continue lendo...