Seminariodert14.04

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) promoveu, na última sexta-feira (13/04), o Seminário de Responsabilidade Técnica (RT) para Médicos Veterinários de Fortaleza, no auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A atividade é o primeiro evento do tipo neste ano e tem como objetivo a promoção e formação de médicos veterinários em temáticas fundamentais para o exercício profissional.

 

"Temos a felicidade de realizar o primeiro Seminário de Responsabilidade Técnica desse ano, em Fortaleza. Nele, abordando assuntos de extrema importância para a o exercício profissional da Medicina Veterinária, trazendo discussões e atualizações aos profissionais ", afirmou o presidente do CRMV-CE, Célio Pires Garcia.

 

Dividindo em dois turnos, a atividade teve início com a palestra do representante máximo do Conselho cearense, Dr. Célio Pires Garcia, que esclareceu sobre a relação e atividades do Sistema CFMV/CRMVs com seus inscritos, Responsabilidade Técnica e o Código de Ética Profissional.

 

Em seguida, foi a vez do Med. Vet. Felipe Dourado, Assessor de Fiscalização do Conselho, dividir seu conhecimento. " A palestra foi sobre a fiscalização que realizamos no nosso contidiano e sobre as atividades em lojas agropecuárias, além da metodologia que o Conselho aborda da fiscalização em si. Compartilhamos a diferença entre a fiscalização técnica e administrativa, a importância de cada uma e, também, a Responsabilidade Técnica desses locais em que a presença dos médicos veterinários é fundamental" disse.

 

Última palestra da manhã, a do Dr. Daniel de Araújo Viana, vice-presidente do CRMV-CE, foi sobre Laboratório de Apoio ao Diagnóstico e Coleta de Material, tema bastante discutido e comentando pelos participantes, fechando o primeiro momento do evento.

 

Durante a tarde, o Méd. Vet. Rodrigo Macambira de Morais dialogou sobre o papel dos médicos veterinários RT´s no funcionamento de hospitais, clínicas e ambulatórios veterinários, gerando reflexões sobre a atuação dentro dos rigores da legislação para um trabalho que promova melhorias para no bem-estar animal e de trabalho para esses profissionais.

 

Julio Carlos Sampaio Neto, Advogado e representante do SINVET, comentou sobre a nova legislação sindical e práticas do sindicato dos veterinários do Ceará. “Compartilhamos as mudanças que ocorreram em novembro do ano passado em relação ao direito sindical e quais foram os impactos dentro da medicina veterinária. Como muitos colegas não tem conhecimento sobre essa parte legalista, entendemos ser importante difundir também esse conhecimento”, declarou.

 

As ações de fiscalização da Adagri, além das atividades em parceria com o CRMV-CE, foram o principais assuntos dialogados pela Méd. Vet. Ana Gláucia Carneiro Melo Gonçalves, Fiscal Estadual Agropecuário da ADAGRI, que fechou o Seminário de RT de Fortaleza.

 

Durante o evento, o Dr. Célio Pires Garcia anunciou novidades para os próximos eventos. “A partir de agora, faremos Seminários Técnicos Avançados,   iniciando, agora em maio, um de matadouros e frigoríficos, de laticínios e pescados, e depois levaremos ao interior esse Geral que ocorreu em Fortaleza. Entendendo que é de extremamente importante renovar, a cada ano, as obrigações dos médicos veterinários no cumprimento dessas legislações, especialmente enfatizando o nosso novo código de ética profissional médico veterinário”, completou.

 

Veja a galeria do evento.

Artigos relacionados
A partir de novembro, todo Estabelecimento de Pré-Embarque (EPE) para transporte de animais vivos terá o acompanhamento de médico-veterinário habilitado pelo ...
Continue lendo...
(Matéria publicada no Jornal Diário do Nordeste) Preocupação é que o vírus causador da doença comece a circular no Estado, como ocorre na Bahia. Após a confir...
Continue lendo...
  Durante o mês do Setembro Amarelo, o CRMV-CE relembra a importância do auto cuidado e da promoção da saúde mental. Sempre que necessário, compartilhe suas...
Continue lendo...