a157ce2d 5936 44fd 90a1 bc2db340536a

Dra. Mitika Kuribayashi compartilhou experiência do CRMV-SP na área

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) promoveu importante capacitação sobre processos éticos profissionais para Conselheiros e corpo funcional administrativo da instituição nos dias 26 e 27/04, na sede da ANCLIVEPA. Durante evento, a Dra. Mitika Kuribayashi Hagiwra, Conselheira de São Paulo, compartilhou procedimentos utilizados naquele estado, que possui um dos maiores números de ações do tipo no país.

“Trouxe de São Paulo a experiência como Conselheira na lida desses processos contra denúncias éticas, onde realizamos muitos julgamentos por sessão desses processos. Dividimos um pouco sobre como agimos, conhecimentos adquirido ao longo do tempo para conseguirmos sintetizar os processos e dar mais agilidade a eles”, afirmou a Conselheira visitante.

Dentre as temáticas abordadas, estiveram as dos Processos Éticos Profissionais no Âmbito do CRMV-SP, Processos Instaurados entre os anos de 2012 e 2016, Perfil dos denunciados e Área de Atuação, Fluxograma dos PEPs instaurados, Processo éticos envolvendo a Clínica de Pequenos Animais e Discussão de casos.

Foram realizados, também Simulação de processos éticos profissionais, discutidos casos externos e internos, Denúncias éticas e Processos éticos ex-offcio, Admissibilidade da denúncia e Instauração do PEP, Importância de instrução desses, Elaboração de Relatório e Formulação do voto, Acórdão, Dados estatísticos, além da Instituição da penalidade.

De acordo com o Conselheiro Francisco Antonio Macedo, que participou da capacitação, a atividade oportunizou bons conhecimentos à instituição. “Esta foi uma experiência muito oportuna, pois nos trouxe muitas novidades que poderão facilitar os julgamentos de processos éticos, inclusive, tornando-os mais sucintos, e, com isso, podendo torná-los mais céleres”, completou.

Valdênia Silva, colaboradora do CRMV-CE que atua com os PEPs na área administrativa, contou que esta foi uma oportunidade muito enriquecedora. “ Tivemos a oportunidade de trocar informações, o como fazer das atividades para que facilitem os procedimentos adotados hoje e técnicas em elaboração de pareceres. Verificamos, também a visão técnica que os conselheiros de São Paulo tem em relação aos processos. Foi bom para tirar dúvidas na área, pois a Dra. Mitika tem um longo conhecimento na elaboração de pareceres, tem visão de perita, sendo muito bom para quem realiza as instruções aqui”, disse.

A troca de conhecimentos promoveu, ainda, novas oportunidades para o Conselho de SP, que adquiriu informações sobre os procedimentos do órgão cearense, a exemplo do Exame de Admissibilidade, que ainda não é praticado lá, sendo verificado como de grande valia. “No fim, ambas as partes tiram proveito da atividade. Aprendi muita coisa aqui. Da forma como trabalham em relação as denúncias éticas, de todos os procedimentos e vou levar muita coisa importante também para aplicarmos em São Paulo”, declarou Mitika.

Com a ação, os Conselheiros e corpo administrativo tiveram oportunidade de verificar como são realizadas os processos no CRMV-SP, fortalecendo as ações já bem desenvolvidas no Ceará e promovendo a atualização em processos para trazer maior celeridade, através do conhecimento adquirido com a conselheira visitante.

Veja aqui a galeria de fotos do evento.

Artigos relacionados
Artigo aborda sobre a Leishmaniose, que continua sendo uma ameaça à saúde pública no Brasil A edição impressa do jornal O Povo  do dia 05/08/2016, publicou a...
Continue lendo...
A esporotricose é uma doença emergente causada pelo S. brasilliensis, nova espécie de fungo pertencente ao gênero Sporothrix spp., porém mais virulento e mais...
Continue lendo...
No local, presidente do CRMV-CE conversou ainda com prefeito de Juazeiro do Norte sobre questões relativas à medicina veterinária O presidente do Conselho Re...
Continue lendo...