O lidar com  equinos pode e deve ser realizado de forma adequada, prezando por práticas de bem-estar para que os animais possam viver em plenitude, longe dos maus-tratos. O curso de Doma Racional que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) desenvolve tem esse objetivo.

Com formação de 40h semanais, a capacitação possibilita que o inscrito possa lidar de forma correta com o animal, trazendo grandes benefícios, como explicou Mateus Nunes Diógenes, um dos Instrutores do SENAR.  “Nesses cursos ensinamos como fazer a doma sem bater, trabalhando a sensibilização do animal, para ele ficar menos assustado. Tudo sem nenhum tipo de violência”, declarou.

Diversos são ganhos, tanto para os equinos, quanto para os profissionais da doma. “Geralmente, no início, temos animais totalmente assustados,  que davam coice, mordiam e com cinco dias depois já estão levando cela, andando, tudo sem bater, tirar sangue, levar esporada. Tudo através do conhecimento que passamos”, afirmou o responsável pela capacitação entrevistado.

Além dessa formação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural desenvolve ainda outro curso na mesma área, o de Casqueamento.  Ambos são gratuitos e podem ser feitos por profissionais que atuam com esse tipo de animais. As capacitações incluem alimentação dos animais e certificado aos participantes.

Mais informações com o SENAR:

http://senarce.org.br/

Artigos relacionados
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará – CRMV-CE, Autarquia Pública Federal que tem como finalidade ORIENTAR e FISCALIZAR o exercício da...
Continue lendo...
...
Continue lendo...
     VAGAS PARA FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS PARA A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ LOTAÇÃO: HOSPITAL VETERINÁRIO DA FACULDADE DE VETERINÁRIA – FAVET/UECE ...
Continue lendo...