8a356fd4 65c7 43be 9e1a b2a4d1e0827a


Município de Forquilha já conta com profissionais do MAPA e ADAGRI desenvolvendo ações de combate à doença

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), Dr. Célio Pires Garcia, esteve nesta terça-feira (09/10) reunido com médicos veterinários, zootecnistas, produtores de suínos e a direção da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) para discutir a problemática da Peste Suína Clássica (PSC) no Estado do Ceará. O encontro aconteceu na sede da Agência de Defesa.

Na ocasião, foram discutidas ações e procedimentos a serem tomados pelas instituições e profissionais sobre a temática. No local, o médico veterinário Tiago Andrade, representante da Confederação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (ABRAVES), apresentou Procedimento Operacional Padrão (POP) de medidas sanitárias que devem ser tomadas pelos criadores para evitar que o PSC se agrave em outras propriedades.

A atividade ocorre após a notificação do Departamento de Saúde Animal (DSA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), sobre foco de Peste Suína Clássica (PSC) no município de Forquilha, Interior do Ceará.

Saiba mais

O foco de Peste Suína no Estado surgiu no município de Forquilha, local que já conta com equipes de médicos veterinários do MAPA e ADAGRI desenvolvendo todas as providências cabíveis para solucionar a questão, com intensificação das ações de vigilância nas propriedades em um raio de 10km, conforme o previsto no Plano de Contingência para PSC.

O Estado do Ceará está na zona não livre da doença, promovendo desde o início deste ano trabalho para erradicação da enfermidade.

Município de Forquilha

Forquilha é um município do estado do Ceará, a 208 km de Fortaleza, nas redondezas da cidade de Sobral, e conta com 21.786 habitantes.

Artigos relacionados
Diligências realizadas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) e Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Dele...
Continue lendo...
Neste dia 14/06, Dia Mundial do Doador de Sangue, o CRMV-CE lembra da importância da doação de sangue para salvar vidas. Doe, realize esse ato de amor!...
Continue lendo...
  O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) participou, nesta sexta-feira (26/05), de Audiência Pública sobre o Bem-Estar Animal...
Continue lendo...