8a356fd4 65c7 43be 9e1a b2a4d1e0827a


Município de Forquilha já conta com profissionais do MAPA e ADAGRI desenvolvendo ações de combate à doença

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), Dr. Célio Pires Garcia, esteve nesta terça-feira (09/10) reunido com médicos veterinários, zootecnistas, produtores de suínos e a direção da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) para discutir a problemática da Peste Suína Clássica (PSC) no Estado do Ceará. O encontro aconteceu na sede da Agência de Defesa.

Na ocasião, foram discutidas ações e procedimentos a serem tomados pelas instituições e profissionais sobre a temática. No local, o médico veterinário Tiago Andrade, representante da Confederação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (ABRAVES), apresentou Procedimento Operacional Padrão (POP) de medidas sanitárias que devem ser tomadas pelos criadores para evitar que o PSC se agrave em outras propriedades.

A atividade ocorre após a notificação do Departamento de Saúde Animal (DSA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), sobre foco de Peste Suína Clássica (PSC) no município de Forquilha, Interior do Ceará.

Saiba mais

O foco de Peste Suína no Estado surgiu no município de Forquilha, local que já conta com equipes de médicos veterinários do MAPA e ADAGRI desenvolvendo todas as providências cabíveis para solucionar a questão, com intensificação das ações de vigilância nas propriedades em um raio de 10km, conforme o previsto no Plano de Contingência para PSC.

O Estado do Ceará está na zona não livre da doença, promovendo desde o início deste ano trabalho para erradicação da enfermidade.

Município de Forquilha

Forquilha é um município do estado do Ceará, a 208 km de Fortaleza, nas redondezas da cidade de Sobral, e conta com 21.786 habitantes.

Artigos relacionados
Atividade se faz obrigatória àqueles que desejam atuar como responsável técnico veterinário.   O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Es...
Continue lendo...
Pesquisadores encontraram, no Ceará, primatas infectados com o Zica vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Dra. Naylê Francelino Holanda Duarte. IN...
Continue lendo...
    CRMV-CE comenta sobre a resolução nº1015/2012 para o Jornal União Brasil.   O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará informa que...
Continue lendo...