Presidentes, conselheiros, diretores e servidores dos conselhos regionais participaram da XXV Câmara de Presidentes do Norte, Nordeste e Espírito Santo, realizada de 28 a 29  de janeiro, em Vitória/ ES. A reunião discutiu assuntos para fortalecer o sistema e as profissões de Medicina Veterinária e de Zootecnia. Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), e  Daniel de Araújo Viana, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), prestigiaram o evento.

                Participantes do evento. Foto:CRMV/ES

Assuntos como a possibilidade de homologação da ART eletrônica pelos regionais, a atuação dos Hospitais-Escolas e o Código de Direito e Bem-Estar Animal da Paraíba foram discutidos no evento.

Digitalização

A questão da digitalização de documentos para agilizar a tramitação de processos e reduzir o número de papéis foi outro tema levantado pelos participantes.

Segundo o presidente do CFMV, após a implantação do sistema de digitalização no Federal, previsto para 2020, a proposta é disponibilizar a ferramenta para os regionais. Atualmente, o CRMV-PR é um dos regionais que faz uso da digitalização.

Ensino a Distância

O ensino a distância, foi outro assunto debatido. "O EAD é uma realidade, por isso devemos ficar atentos à proliferação desses cursos e as faculdades que não necessariamente estão comprometidas com a qualidade do ensino, o que prejudica diretamente os serviços prestados à população", revelou presidente do CRMV-ES, Marcus Campos Braun.

"É difícil paralisar a criação de novos cursos, mas acreditamos que a sociedade irá filtrar", diz Almeida diante da medida de Acreditação dos Cursos de Graduação pelo CFMV, que avalia a qualidade acadêmica dos cursos de graduação.

Fiscalização

A advogada do CRMV-ES Tatiane Espinosa Oliveira Leão compartilhou casos de ações judiciais do Conselho, seus impactos e a importância da fiscalização da atuação profissional em estabelecimentos veterinários.

Na oportunidade, o presidente do CFMV comentou o caso do CRMV-SP, que fez um trabalho junto ao CFMV mostrando ao MPF da necessidade do Veterinário presente na comercialização de animais vivos e na venda de medicamentos.

Desafios e orientações

Os presidentes esclareceram dúvidas e se informaram com o Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União do ES Leonardo Gomes Ferreira. O auditor compartilhou as principais decisões do TCU em relação aos Conselhos de Fiscalização Profissional e as orientações.

Por fim, o evento permitiu que representantes dos CRMVs compartilhassem informações da gestão de cada estado, as ações desenvolvidas e as dificuldades encontradas.

Visita

               Romulo Miranda, presidente do CRMV-RJ; Davi Diniz de Carvalho, secretário-chefe da Casa Civil do governo do ES; Luiz Carlos Barboza Tavares, vice-presidente do CFMV; Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV; e  Marcus Campos Braun, Presidente CRMV-ES ( da esquerda para direita) Foto: CFMV

Depois do encontro com os presidentes dos Regionais, Francisco Cavalcanti de Almeida foi recebido pelo secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado do Espírito Santo, Davi Diniz de Carvalho. Na pauta, interesses da Medicina Veterinária e Zootecnia. O Governo do estado se colocou à disposição do CFMV e CRMVs.

Artigos relacionados
Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto...Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed fermentum pharetra luctus. Nullam sed ultrices ...
Continue lendo...
  Graças as doações de alimentos não perecíveis recebidas no ato das inscrições dos Seminários de Responsabilidade Técnica, o CRMV-CE realizou a entrega de 200...
Continue lendo...
 [calameo code=0037265321fed28d45943 ]...
Continue lendo...