80cf8ace 9c52 4821 bb01 45ee1ffca17d

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE, Dr. Daniel de Araújo Viana, participou de audiência pública, realizada na Assembleia do Estado do Ceará, sobre a criação da Rede de Proteção Animal do Ceará, na tarde da última quinta-feira (25/04).A ação busca fomentar um grupo de referência temática para promoção e fortalecimento do bem-estar animal.

Durante a atividade, o vice-presidente do Conselho ressaltou a amplitude do assunto e a possibilidade de contribuição do órgão para o desenvolvimento de projetos para a área. Comentou, ainda, sobre noção equivocada do que é animal doméstico e do que é animal de estimação, assim como a necessidade de incluir nas propostas e ações diversas para outras espécies, além de cães e gatos, como animais de grande porte, animais de laboratório, entre outros que também estão em situação de sofrimento.

Acrísio Sena (PT), presidente da comissão e requerente da audiência, disse que o tema vem sendo debatido por entidades, órgãos e protetores e projetos tramitam na AL. Entre as propostas, o parlamentar citou o projeto de indicação 50/19, de sua autoria, que cria a Coordenadoria Estadual de Proteção Animal, com o objetivo de defender e proteger animais domésticos e da fauna silvestre no âmbito do estado do Ceará.

Titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, afirmou que o Governo do Estado enviará projeto para ser apreciado pela Assembleia Legislativa que dispõe sobre a criação de uma coordenadoria estadual de proteção animal no Ceará. O secretário comentou que há problemas históricos acumulados que precisam de ações a curto, médio e longo prazo.

Artur Bruno informou que está sendo criado um grupo de trabalho para analisar projetos e propostas com entidades e órgãos que atuam na proteção animal e sugeriu a criação de um fórum estadual e de um seminário para discussão, convidando também municípios do interior do estado.

Participaram também da audiência a titular da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), Toinha Rocha; a vereadora de Fortaleza Larissa Gaspar (PPL); o vereador de Fortaleza Iraguassú Filho (PDT), o vereador de Maracanaú Raphael Pessoa (MDB) e o delegado da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Hugo Alencar.

A audiência contou ainda com a presença do diretor da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (FAVET-UECE), Nailton Evangelista; Rosania Ramalho, membro do Conselho Federal de Medicina Veterinária, e Lorena Bastos, representante da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE).

Artigos relacionados
  O CRMV-CE compartilha o documento “Métodos de depopulação de aves domésticas frente aos focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP)” do Minist...
Continue lendo...
    O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) convida todos os profissionais médicos-veterinários, zootecnistas e sociedade em ...
Continue lendo...
RIO - A rede Walmart anunciou nesta quarta-feira (19) que, conforme orientação do Ministério da Agricultura (Mapa) e como parte de sua política de Segurança ali...
Continue lendo...