cb2f7677 be83 4927 bd2f 7a1e20a55dc9

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), Dr. Daniel de Araújo Viana, participou da Audiência Pública relativa ao Projeto de Lei nº 70/2019, que dispõe sobre a Regulação do Funcionamento de Cursos de Graduação em Saúde na Modalidade de Ensino à Distância (EAD) , no último dia 24/05, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A iniciativa faz parte dos esforços do Conselho contra a precarização do ensino de Medicina Veterinária.


““Esta audiência pública veio de um apelo dos Conselhos à Assembleia, em resposta da liberação desenfreada de cursos na modalidade à distância, tanto na medicina veterinária, quanto nas demais áreas da saúde. O Projeto de Lei proíbe esse tipo de curso no Ceará e tem grande valia à sociedade e para os profissionais da saúde, pois garante a qualidade do profissional egresso das universidades, além de promover discussão em conjunto”, afirmou Daniel de Araújo Viana.


O Projeto de Lei 70/2019,  de autoria do deputado Carlos Felipe e deputada Augusta Brito, determina que ficará proibido, no âmbito do Estado do Ceará, o funcionamento dos cursos de graduação, voltados à formação de profissionais da área, na modalidade de EAD, desde que esta oferta não ultrapasse 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso e que estas disciplinas não contemplem as matérias formadoras de competência e habilidades técnicas específicas de cada graduação.


Além disso, as disciplinas que contemplem as matérias formadoras de competências e habilidades técnicas específicas para cada graduação da área de saúde deverão ter 100% (cem por cento) de sua carga horária total presencial.


Pontua também que a fiscalização se torna de competência do Conselho Estadual de Educação do Ceará, sem prejuízo de atuação do Ministério Público Estadual, dos Conselhos de Fiscalização Profissional e demais instituições incumbidas para o cumprimento desta Lei.


Presente no momento, a deputada Augusta Brito citou projeto de Lei, ressaltando a responsabilidade com os estudantes que estão nos cursos em busca de formação e não estão tendo acesso à educação plena de qualidade. Como encaminhamentos da audiência, citou a formação de uma comissão de trabalho em conjunto com os conselhos da saúde para avançar nas discussões e ações coletivas sobre a questão e sobre o projeto em tramitação, assim como a avaliação da possibilidade de levar audiências sobre o assunto para as macrorregiões do Estado e universidades.


A ação é de fundamental importância, pois se trata de espaço político para fortalecer a Medicina Veterinária e Médicos Veterinário frente a problemática do ensino à distância e a precarização do ensino superior na área da saúde.


Participaram ainda da audiência o titular da Coordenadoria da Educação Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Cândido Bezerra Neto; Wanessa Beleza, do Conselho Regional de Serviço Social; Luis Mapurunga, membro do Conselho Federal de Farmácia; o conselheiro do Conselho Regional de Medicina (Cremec), José Lindemberg da Costa; a conselheira do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Arismênia Maria Almeida Lima; a 1ª vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região, Andrea Benevides; e Ravena Guimarães, do Conselho de Assistência Social.

A Audiência atende aos requerimentos de autoria da Deputada Augusta Brito e do Deputado Dr. Carlos Felipe, sendo realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, que tem como presidente o Deputado Romeu Aldiguer.

Artigos relacionados
Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto...Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed fermentum pharetra luctus. Nullam sed ultrices ...
Continue lendo...
ABRIL DE 2019 Nos últimos dias, temos recebido inúmeras ligações telefônicas e indagações pelas redes sociais sobre o DECRETO PRESIDENCIAL Nº 9.745/2019, que...
Continue lendo...
  O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) participou, nesta sexta-feira (26/05), de Audiência Pública sobre o Bem-Estar Animal...
Continue lendo...