48666d76 31c9 4415 86ff 0ba4b0d00d24

O presidente do CRMV-CE, Dr. Célio Pires Garcia participou ontem (09/09) da Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Médico Veterinário, na Câmara Municipal de Fortaleza. A atividade foi proposta pelo vereador Márcio Martins (PROS), através do requerimento 0027/2019 e foi presidida pelo vereador Sargento Reginauro (Sem partido), que no ato representou o presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT).

“Temos muito a comemorar. A medicina veterinária é uma profissão bela, que nos dá muitas alegrias. Não podemos esquecer que não somos apenas o doutor do gato e do cachorro. Temos uma enorme responsabilidade com a Saúde Única, com a produção de alimento e a qualidade de vida da sociedade. Parabéns Medicina Veterinária Cearense, parabéns médicos veterinários e esperamos que dias melhores venham para a medicina veterinária do estado”, declarou Célio Pires Garcia, durantes discurso no Plenário.

A solenidade teve início com a formação da mesa composta pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária; pelo representante da coordenadoria de Vigilância e Saúde e membro do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Dr. Francisco Ataualpa; vice-presidente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB, Cínthia Belino; representante da Sociedade de Médicos Veterinários de Saúde Pública do Estado do Ceará, Eduardo Amendola; presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais no Estado do Ceará (Anclivepa), Dra. Maria Alice Gonçalves; presidente da Fequajuce, Fátima Freires e o vereador Joaquim Rocha (PDT).

Logo em seguida, foi apresentado um vídeo do vereador Márcio Martins com mensagem aos homenageados. “Essa será uma noite de reconhecimento, pois o médico veterinário passa por todas as etapas de nossa vida, desde nossa mesa, nossos pets, na agropecuária. Quero confirmar meu compromisso que todas as profissões que tem importância para a vida das pessoas serão sempre reconhecidas por nosso mandato. Parabéns a todos os médicos veterinários”, declarou.

Dando continuidade a sessão, foram feitas as homenagens da noite com a entrega de certificados em comemoração ao dia do médico veterinário para as seguintes personalidades: Ana Maria Ribeiro; Antônio Hélder Machado Cambraia; Evaniza Alves Ventura; Francisco Barroso Pinto; João de Brito Neto (in memoriam), recebida por Júlia Norões, sua filha; José Eduardo Cabral Maia Júnior (in memoriam), recebida pela esposa Sandra Maria de Sousa Maia; José Ricardo de Figueiredo; José Ricardo Herz; Lúcia Daniel Machado da Silva; Marcelo Bezerra Nogueira; Maria Alice Gonçalves; Maria Míriam Cavalcante Marinho; Mirza de Sousa Melo; Osmar Nogueira do Amaral; Sérgio de Oliveira Franco; Vicente José de Figueiredo Freitas; Raimundo Bezerra da Costa; Toinha Rocha, homenagem a Coeba.

252ea54f 3b9e 4583 9b4c c40bb8e97dfa

José Ricardo de Figueiredo, professor da UECE há 24 anos e um dos homenageados, contou sobre o sentimento em receber a honraria. “Me sinto muito feliz. Sempre quis ser professor, estar em contato com os alunos e contribuir com a formação humana é algo que me realiza. A homenagem é o reconhecimento de um trabalho e atuar dessa forma era um desejo antigo”, completou.

68a7da2c eb15 4c7c b579 604f81f09ee5

Toinha Rocha, Coordenadora Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), fechou o evento lembrando que não existir proteção animal sem veterinário. “Caridade salva a cada um de nós, mas o que vai salvar é o trabalho de todos. Temos mais de 500 mil animais domiciliados e quase 150 mil em vulnerabilidade. Quem vai cuidar, castrar esses animais? Queremos criar pelo menos 5 empregos para veterinários em cada Regional para cuidar desses animais. Vamos vencer essa batalha”, observou.

 

O dia do médico veterinário foi instituído em 1933 por Getúlio Vargas, que assinou a Lei nº 23.133, para regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. Vale ressaltar, que tramita nesta Augusta Casa Legislativa o PLO 450/2018, proposto pelo Vereador Márcio Martins, que visa incluir no calendário oficial de eventos da Prefeitura Municipal de Fortaleza o Dia do Médico Veterinário.

Artigos relacionados
  O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) inicia as inscrições para o I SEMINÁRIO DE RT PARA MÉDICOS-VETERINÁRIOS & ZOOTEC...
Continue lendo...
Para debater as pautas de interesse da Medicina Veterinária e da Zootecnia, foi realizada na quarta-feira (12) a primeira Câmara Nacional de Presidentes (CNP)...
Continue lendo...
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou, nesta sexta-feira (28/06), a entrega de carteiras profissionais de dois nov...
Continue lendo...