logocfmvsitepeq

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou, na última terça-feira (8/10), uma Recomendação ao Ministério da Educação (MEC) para que a pasta suspenda, imediatamente, a autorização para funcionamento de novos cursos de graduação na área da saúde na modalidade Educação a Distância (EaD).

Até que seja concluída a tramitação do Projeto de Lei 5414/2016, que trata do tema, ou até que haja a devida regulamentação do art. 80 da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) sobre o desenvolvimento do ensino a distância, o pedido é para que a suspensão seja mantida.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aprovou, em fevereiro deste ano, a Resolução nº 1.256 que proíbe a inscrição de egressos de cursos de Medicina Veterinária realizados na modalidade de ensino a distância. Sem a inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), quem tiver concluído o curso a distância fica impedido de exercer a profissão de médico-veterinário em todo o país. Além disso, os profissionais que ministrarem disciplinas ou estiverem envolvidos na gestão dos cursos a distância estão sujeitos à responsabilização ético-disciplinar. 

Para o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, a educação inadequada gera prejuízos à formação do profissional e impacta diretamente os serviços prestados à sociedade. “Como órgão que fiscaliza o exercício profissional, queremos zelar pela qualidade do mercado de trabalho e pela saúde da população. Essa recomendação do Ministério Público vai ao encontro do que já defendemos e estamos muito felizes com a decisão”, afirma o presidente, que pede ao MPU que obsreve também a quantidade e qualidade dos cursos de Medicina Veterinária. "Outro ponto importante que o MP deve observar é a criação indiscriminada de cursos. Hoje temos 411 cursos de graduação de Medicina Veterinária no país, com qualidade questionável", observa.

O CFMV não possui competência para evitar a proliferação da metodologia a distância em Medicina Veterinária. No entanto, o Conselho entende que a modalidade impede a realização de aulas práticas essenciais para preparar o bom profissional.

O credenciamento de Instituições de Educação Superior exclusivamente para oferta de cursos de graduação na modalidade à distância foi autorizado pelo Decreto nº 9.057, de maio de 2017. O ato não prevê tratamento diferenciado para cursos voltados ao campo da saúde. No entanto, o ensino para essa área temática conta com diretrizes específicas e já anteriormente aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). 

NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES

Ao longo de quatro anos, o Conselho Federal de Medicina Veterinária trabalhou e articulou para a homologação das novas Diretrizes Curriculares nacionais (DCNs) do curso de graduação de Medicina Veterinária pelo MEC. A publicação foi feita em Diário Oficial da União em agosto deste ano. 

Uma das principais alterações é o estágio em formação em serviço, que exige trabalho prático dos estudantes nos últimos dois semestres do curso. No final do curso, os alunos terão aulas voltadas para a formação em serviço, atuando com a presença permanente do professor em diferentes áreas da profissão. Com isso, fica claro que a atividade prática com a presença de animais é indispensável.

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm dois anos para se adaptar às novas exigências.

Artigos relacionados
  Para dar início às atividades do Observatório de Direitos Animais, coordenado pela professora Adriana Wanderley de Pinho Pessoa, será proferida nesta sexta...
Continue lendo...
O presidente do CRMV-CE, Dr. Célio Pires Garcia, realizou palestra sobre a atuação do Sistema CFMV/CRMVs na manhã desta quinta-feira (26/09), na sede da Famet...
Continue lendo...
Veja o que saiu sobre a autarquia nas mídias durante o mês de abril de 2022!!! Acesse a seguir o link e se mantenha atualizado sobre as últimas do órgão nos ...
Continue lendo...