PALAVRA DO PRESIDENTE – FEVEREIRO DE 2019

 

Inicio desejando aos Médicos-Veterinários, Zootecnistas e às Empresas devidamente inscritas e regularizadas junto a este Regional, um ano novo repleto de realizações.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará – CRMV-CE tem recebido inúmeras denúncias de irregularidades cometidas no exercício profissional da Medicina Veterinária, em especial na realização de exames de brucelose, tuberculose, anemia infecciosa equina (AIE) e mormo. Tais denúncias vão desde a venda de atestados até a autorização de realização dos referidos exames por falsos profissionais.

Tais procedimentos, além de se constituírem em grave infração ao Código de Ética do Médico-Veterinário, caracterizam-se como crime contra a saúde pública por expor a população às referidas doenças.

Pedimos especial atenção para a obrigatoriedade de cumprimento do nosso Código de Ética, em especial nos seguintes pontos:

 

  1. JURAMENTO DO MÉDICO-VETERINÁRIO: “Juro que, no exercício da Medicina Veterinária, cumprirei os dispositivos legais e normativos, respeitando o Código de Ética profissional, buscando harmonia entre ciência e arte, aplicando meus conhecimentos para o desenvolvimento científico e tecnológico em benefício da saúde única e bem-estar dos animais, promovendo o desenvolvimento sustentável. Assim eu juro!”

 

  1. PREÂMBULO – Para o exercício da Medicina Veterinária com, INTEGRIDADE, RESPEITO, DIGNIDADE e CONSCIÊNCIA, o médico-veterinário deve observar as normas de ética profissional previstas neste código, na legislação vigente, e pautar seus atos por princípios morais de modo a se fazer respeitar, preservando o prestígio e as nobres tradições da profissão.

 

  1. CAPÍTULO II DOS DEVERES

- combater o exercício ilegal da Medicina Veterinária denunciando toda violação às funções específicas que a ela compreende;

- comunicar ao CRMV, com discrição e de forma fundamentada, qualquer fato de que tenha conhecimento, o qual possa caracterizar infração ao presente código e às demais normas e leis que regem o exercício da Medicina Veterinária.

O CRMV-CE usará todas as prerrogativas legais para punir exemplarmente esses maus profissionais, abrindo PROCESSOS ÉTICOS PROFISSIONAIS – PEP, que vão desde o simples arquivamento por falta absoluta de provas, até a CASSAÇÃO DO DIPLOMA. Além das penalidades previstas no Código de Ética, o CRMV-CE encaminhará o pedido de descredenciamento à ADAGRI e ao MAPA para realização de exames de Brucelose, Tuberculose, AIE e Mormo.

Portanto, solicitamos aos colegas que façam denúncias, comuniquem ao CRMV-CE toda e qualquer irregularidade observada para que possamos valorizar os bons profissionais e retirar do mercado os maus profissionais.

Célio Pires Garcia - Presidente do CRMV-CE

Artigos relacionados
Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto...Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed fermentum pharetra luctus. Nullam sed ultrices ...
Continue lendo...
Acaba de sair mais uma edição do Informativo CRMV-CE. Veja as últimas novidades relacionadas ao Conselho, a Medicina Veterinária e Zootecnia aqui.  ...
Continue lendo...
O CRMV-CE informa que a Missa de 7º Dia do Médico Veterinário e Professor Pedro Jorge Albano Ferreira ocorre neste dia 7 de Setembro, às 9h, na Capela das Irm...
Continue lendo...