celiopiresgarcia

SAUDAÇÃO AOS ZOOTECNISTAS

No dia 13 de maio comemora-se o DIA NACIONAL DO ZOOTECNISTA. A data faz alusão à realização da primeira aula de Zootecnia ministrada no Brasil, no dia 13 de maio de 1966, na cidade de Uruguaiana-RS, por iniciativa dos professores Mário Hamilton Villela e José Francisco Sanchotene Felice. No entanto, somente em 08 de janeiro de 2018, através da Lei Nº 13.596 sancionada pelo Presidente Michel Temer é que foi instituído o DIA NACIONAL DO ZOOTECNISTA, embora o sistema CFMV/CRMVs há muitos anos reconhecesse a referida data.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará – CRMV-CE, órgão que congrega os profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia, congratula-se com os valorosos profissionais que exercem a profissão de ZOOTECNISTA cumprindo as suas obrigações republicanas (inscrevendo-se no seu conselho representativo de classe, cumprindo as orientações emanadas no código de ética profissional, combatendo o exercício ilegal da profissão e exercendo sua profissão nas áreas estabelecidas pela Lei Nº 5.550 de 04 de dezembro de 1968).

O profissional da ZOOTECNIA desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio brasileiro, sendo um dos pilares técnico e cientifico do desenvolvimento da cadeia produtiva da carne e do leite no Brasil. Vale ressaltar que, nesse momento de pandemia da COVID-19, o mundo vive a expectativa de que o agronegócio será o grande responsável pelo equilíbrio econômico e financeiro do país. Portanto, dentro dessa perspectiva, o zootecnista tem papel fundamental no desenvolvimento de uma produção animal cada vez mais tecnificada, produtiva e respeitando os princípios de bem estar animal que hoje serve de norteador de todo sistema de produção.

Saudamos os ZOOTECNISTAS pela passagem do dia 13 de maio, reafirmando que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará – CRMV-CE é a casa dos verdadeiros zootecnistas e estará sempre de portas abertas para bem recebê-los.

Atenciosamente,

Célio Pires Garcia

Presidente do CRMV-CE

Artigos relacionados
No contexto das tecnologias, fazer educação ficou mais confortável...
Continue lendo...
Com ação, profissionais estão habilitados ao exercício da profissão.   O Conselho Regional de Medicina Veterinário do Estado do Ceará realizou na última sexta...
Continue lendo...
Em função do período eleitoral de 2022, compreendido entre 2 de julho a 30 de outubro (em caso de 2º turno), os meios de comunicação do CRMV-CE deverão segu...
Continue lendo...