O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) solidariza-se com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) através de nota de desagravo em favor do médico -veterinário e em defesa da profissão. A ação ocorre após o  Sr. Petrônio Antunes Luz Filho, proprietário e locutor de uma rádio no município de São Gabriel da Palha, ilegitimar atuação de profissional médico-veterinário nas ações que envolvem a saúde pública daquele município.

Leia Nota na íntegra

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo - CRMV-ES, vem a público, repudiar de forma veemente os comentários proferidos pelo Sr. Petrônio Antunes Luz Filho, proprietário e locutor de uma rádio no município de São Gabriel da Palha, e informa que tomará as medidas cabíveis.

Na última quarta-feira (12), Sr. Petrônio, em seu programa de rádio, criticou a atuação de um Médico-Veterinário como porta-voz e representante dos trabalhos executados pela Secretaria de Saúde no Inquérito Sorológico, ilegitimando a atuação desse profissional nas ações que envolvem a saúde pública.

Não satisfeito, publicou seu comentário no facebook, provocando comentários difamatórios à imagem não apenas do profissional, mas de toda classe no exercício da profissão, desmerecendo e demonstrando total desconhecimento da atuação do medico-veterinário na saúde pública.

Para efeitos de esclarecimentos diante do obscurantismo, os Médicos-Veterinários foram convocados pelo Ministério da Saúde para participar da campanha "O Brasil Conta Comigo", reconhecendo-os como profissionais da saúde. Os Médicos-Veterinários participantes de programas de residência de Instituições de nosso Estado têm trabalhado, juntamente com outros profissionais, em ações em prol da preservação da saúde humana e do meio ambiente por meio de ações educativas, controle nas barreiras sanitárias, no combate a Covid-19.

O conceito de Saúde Única está integrado ativamente nas práticas do SUS e conta com o auxílio de Médicos-Veterinários que integram as equipes das vigilâncias municipais e Estadual, atuando diretamente no Inquérito Sorológico da Covid-19 no Espírito Santo. Este estudo auxiliará o Governo do Estado a identificar o percentual da população capixaba que já teve contato com o novo Coronavírus.

Destacamos ainda que o Medicina Veterinária foi considerada atividade essencial nesse período de pandemia do novo Coronavírus, sendo de fundamental importância para o país neste momento de enfrentamento da Covid-19, e merecem reconhecimento e respeito pelo trabalho, onde arriscam sua saúde e de suas famílias em prol da sociedade.

Nesse contexto, o CRMV-ES não permitirá ataques à profissão e vem, nessa nota, apresentar desagravo público em favor do Médico-Veterinário Rafael Henrique de Mello, inscrito sob o número 1873, bem como de toda a classe Médico Veterinária, que foi injusta e caluniosamente atacada pelo Sr. Petrônio Antunes Luz Filho. Informamos, por fim, que essa Autarquia Pública tomará as medidas cabíveis.

Artigos relacionados
Presidente da instituição, Dr. Célio Pires Garcia, congratulou novos conselheiros paraibanos. O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Es...
Continue lendo...
No último dia 09/03/2020, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) recebeu, do Programa Estadual de Proteção de Defesa do Cons...
Continue lendo...
É com pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) informa o falecimento da professora Telma Cavalcante Campo. O Conselh...
Continue lendo...