WhatsApp Image 2020 07 25 at 17.39.40

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), dentro de suas atividades de fiscalização, realizou, na tarde deste sábado (25/07), diligência policial em parceria com Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para averiguar denúncias de exercício de atividade ilegal da Medicina Veterinária e Crime Ambiental, no bairro Barroso.

No local, um Petshop clandestino, foram encontrados fortes indícios de atividades irregulares da medicina veterinária, além de observados fetos de animais, restos de úteros e testículos de animais que sofreram castração irregular no espaço.

“É importante ressaltar que Petshops não podem realizar procedimentos cirúrgicos. Uma vez que o Conselho averigua isso, já é uma atividade irregular”, declarou Daniel Viana, vice-presidente do CRMV-CE e perito veterinário.

Além disso, o vice-presidente do Conselho cearense compartilhou ainda que o caso também se enquadra em Crime Ambiental. “No momento que foi realizada a diligência, foi configurado ainda esse Crime. No local havia material biológico de alta contaminação microbiológica, mal conservado, materiais sujo de sangue, gases, fios cirúrgicos e medicamentos de uso hospitalar privativo e de receita controlada”, completou Viana.

WhatsApp Image 2020 07 25 at 16.44.34

Uma vez que foi detectado o Crime Ambiental, os agentes da DPMA conduziram a dona do petshop até a delegacia. O processo de investigação teve início hoje (25/07), por volta das 15h, e suas derivações vão depender dos rumos do inquérito policial.

Estiveram presentes no local o Perito e Vice-presidente do CRMV-CE, Daniel Viana; Carlos Freitas, Chefe da Fiscalização do CRMV-CE; Felipe Dourado, Assessor Técnico da Fiscalização do CRMV-CE, além de dois inspetores da DPMA.

O CRMV-CE conta com convênio com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e geralmente essas diligências são acompanhadas de um perito veterinário, agentes de fiscalização, além de inspetores de polícia.

Artigos relacionados
Feriado de Corpus Christi Em razão do feriado de Corpus Christi, nesta Quinta-Feira (26/05), este Conselho não terá expediente. Sexta-feira (27/05), as ativi...
Continue lendo...
  Ementa: Dispõe sobre as medidas temporárias de funcionamento do CRMV-CE como forma de prevenir a transmissão do coronavírus – COVID-19. O Presidente do Co...
Continue lendo...
É com pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) informa o falecimento do médico-veterinário Francisco Átila de Lira G...
Continue lendo...