8C0576B9 0651 4D30 B875 6A7397F42BEF

 Baixe o Guia das Eleições para seu Celular, Notebook, Tablet e dispositível móvel aqui!

A eleição para composição da Diretoria Executiva e Conselheiros Efetivos e Suplentes para o triênio 2021/2024 está marcada para o dia 17 de novembro de 2020. Pela primeira vez o processo eleitoral será eletrônico, e o eleitor do CRMV-CE poderá efetuar seu voto através de qualquer dispositivo IOS ou Android com acesso à internet (smartphone, tablet, notebook, etc).
Para facilitar, preparamos algumas dúvidas mais frequentes.

1 - O voto é obrigatório?
Sim. O voto é obrigatório a todos os médicos veterinários e zootecnistas possuidores de inscrição principal (VP) e (ZP) no CRMV-CE que se enquadram no previsto pela Resolução CFMV nº 958/2010.

2 - Tenho débitos no Conselho. Como faço para votar?
Você deve regularizar sua situação junto ao Conselho antes da eleição. Para os que optarem pelo voto online (voto pelo site), o prazo para negociar os débitos com o CRMV-CE é até 15 de outubro de 2020; se não fizer a negociação até essa data, automaticamente o eleitor terá que votar presencialmente, desde que já esteja regularizado.


3 – Quais são as modalidades de voto?
São disponibilizadas três modalidades de voto: online, por correspondência (mediante solicitação conforme Edital 01/2020) e presencial na sede do CRMV-CE em Fortaleza.


4 - Como votar online?
Todas as informações sobre o procedimento para votação e a senha de acesso ao site https://crmvce.eleicaonet.com.br serão enviadas a cada eleitor por e-mail.
A votação estará disponível somente no dia 17 de novembro de 2020, de 09h às 17h.


5 – Não recebi senha para o voto online. Como devo proceder?
Se até o dia 04 de novembro você não recebeu a senha, informe para Comissão Eleitoral Regional até o dia 05 de novembro, através do e-mail  cerce@crmv-ce.org.br .


6 – Como votar presencialmente?
A votação presencial acontecerá somente na Sede do CRMV-CE, em Fortaleza, das 9h às 17h do dia 17 de novembro de 2020. No local serão disponibilizados 02 computadores para votação.


7 – E quem optou votar por correspondência?
Quem optou pelo voto por correspondência deverá postar o voto com antecedência à data do pleito, garantindo sua chegada na caixa postal até as 17h do dia 17 de novembro de 2020.


8 - Solicitei material para voto por correspondência, porém não efetuei meu voto. Posso votar em outra modalidade?
Sim. Mesmo tendo solicitado o material para voto por correspondência, se o voto não foi encaminhado você poderá votar online ou presencialmente no dia do pleito.
Se você optar por votar online ou presencialmente, o voto por correspondência não será computado.


9 - Como atualizar meus dados cadastrais?

O CFMV disponibiliza uma ferramenta chamada SISCAD WEB, na qual o profissional (médico veterinário ou zootecnista) poderá atualizar os seus dados, ou poderá também solicitar sua atualização junto ao CRMV-CE até 15/10/2020, através do e-mail registroecobranca@crmv-ce.org.br


10 - Sou isento de anuidade. Preciso votar?
A isenção não tira a obrigatoriedade do profissional de votar ou ser votado, contudo o voto se torna facultativo para os profissionais que na data da realização do primeiro ou segundo turno, tiverem completado 70 anos.

11 - Não poderei votar. Posso justificar a ausência?
A Resolução CFMV nº 948/2010 determina como possíveis justificativas para a ausência de voto:
a) A morte em família até segundo grau de parentesco, no interregno de sete dias anteriores a contar da eleição;
b) Emergência médica afetando o profissional, cônjuge, pais ou filhos, tais como partos, cirurgias ou doenças que impliquem em internações ou cuidados médicos intensivos;
c) Privação de liberdade
d) Sinistro natural ou sanitário, na área de jurisdição do CRMV ou de residência do profissional;
e) Convocação judicial para data coincidente com a da votação;
f) Viagem para fora do domicílio do profissional, convocada após prazo hábil para envio do voto por correspondência, desde que o deslocamento se inicie ou finalize em horário incompatível para o exercício do voto;
g) Acidente afetando o profissional, cônjuge, pais ou filhos, com gravidade tal que comprometa o seu comparecimento ao pleito.
As justificativas estão sujeitas a análise do Plenário do CRMV-CE, podendo ser deferidas ou não.

12 – Na justificativa de ausência é preciso anexar algum documento?
Sim. Na justificativa deverá o profissional expor os fatos e circunstâncias que impossibilitaram de realizar o voto, bem como apresentar os documentos suficientes à comprovação do alegado.


13 – Até quando posso protocolar minha justificativa de ausência ao pleito eleitoral?
O prazo para protocolo da justificativa por ausência ao pleito será até o décimo dia útil seguinte à data de realização do 1º ou do 2º turno, conforme o caso, acompanhada da documentação comprobatória.

14. Qual o valor da multa para quem não votar?

O não comparecimento às eleições ou o não encaminhamento do voto por correspondência, em 1º (primeiro) ou 2º (segundo) turno acarretará a incidência de multa equivalente a 30% (trinta por cento) sobre o valor de uma anuidade estabelecida para o exercício, a cada falta.

Artigos relacionados
Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto...Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed fermentum pharetra luctus. Nullam sed ultrices ...
Continue lendo...
Aqui, você encontro o material do I Seminário Avançado de Responsabilidade Técnica em Esportes Equestres, realizado no dia 07 de agosto de 2017, em Fortaleza....
Continue lendo...
São 53 anos formando com excelência médicos veterinários no estado do Ceará Em nome do Diretor da Faculdade de Veterinária e Presidente do CRMV-CE, Dr. Célio...
Continue lendo...