0e22b3fc cb39 4240 b68c c5286a23b1c8

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) encaminhou, por intermédio de seu Presidente, Dr. Daniel de Araújo Viana, ofício ao secretário de Saúde Estadual, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), solicitando prioridade aos Médicos-Veterinários na vacinação contra a Covid-19.

O Documento tem como objetivo reforçar que Médicos-Veterinários são profissionais da Saúde Pública e, por isso, devem ser vacinados durante a fase prioritária. Foi ressaltado, ainda, que durante a campanha de vacinação de H1N1, em 2020, vários profissionais da área foram proibidos de receber a vacinação prioritária por falta de conhecimento das equipes de vacinação.

O CRMV-CE aproveitou para lembrar da importância de Médicos-Veterinários na saúde pública e que, de acordo com a Lei nº 5517/1968, o estudo e a aplicação de medidas de saúde pública no tocante às doenças de animais transmissíveis ao homem, as zoonoses, é uma das funções do médico-veterinário, um profissional de saúde reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), conforme exposto na Resolução nº 287 de 08 de outubro de 1998.

Tal medida já fora consolidada no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 do Governo Federal, onde consta o Médico Veterinário inserido nos grupos prioritários de vacinação.

Artigos relacionados
...
Continue lendo...
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 1/2017     O Plenário do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Ceará – CRMV/CE, em observância ao disposto no art. 5...
Continue lendo...
É com pesar que o CRMV-CE informa o falecimento da médica-veterinária Rosemari Barros, esposa do médico-veterinário Joaquim Sampaio. O velório será nesta quin...
Continue lendo...