logo

 

O CRMV-CE compartilha formulário de Pesquisa do aluno de doutorado da Universidade Federal Fluminese,  Thomas Salles, sobre o uso de antimicrobianos prescritos por médicos-veterinários registrados no conselho. Caso possa contribuir, o link e informações sobre a pesquisa estão a seguir.

 

RESUMO:


A resistência antimicrobiana é um problema global e representa uma séria ameaça à saúde humana e animal. Os médicos-veterinários são responsáveis por prescrever e supervisionar o uso de antimicrobianos em animais e uma variedade de fatores extrínsecos e intrínsecos, relacionados aos medicamentos, à experiência profissional, ao manejo dos animais e ao tutor podem influenciar nesta prescrição. Sendo assim, o objetivo deste estudo é identificar os fatores que influenciam a prescrição de antimicrobianos por médicos veterinários e caracterizar a percepção sobre a correlação entre o  uso de antimicrobianos e resistência antimicrobiana  por  esses  profissionais.

 

Os dados serão obtidos pela disponibilização e preenchimento de um formulário online aos médicos veterinários e produtores atuantes na produção animal  em diversos estados do Brasil contendo questões para caracterizar o perfil do médico veterinário identificar os antimicrobianos mais frequentemente prescritos e  a finalidade e critérios de escolha,  e pesquisar o nível de  conscientização a respeito da necessidade de  controle da resistência antimicrobiana por esses profissionais.


Este estudo espera produzir dados que possam ser utilizados na criação de medidas educacionais e de controle que minimizem a resistência antimicrobiana no âmbito da medicina veterinária.
 

Link: https://forms.gle/9PvuQc3ACcnah1Qu7

Artigos relacionados
É com pesar que informamos o falecimento do médico-veterinário Evaristo Fernandes de Oliveira. O Conselho deseja força aos amigos e familiares nesse momento de...
Continue lendo...
O Presidente do CRMV-CE, Daniel Viana, participa da 1ª Câmara Nacional de Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs de 2024, em Salvador-BA, durante os dias 02 e 05/0...
Continue lendo...
...
Continue lendo...