B18278A0 B4E8 4F18 84AE 1D5ADB5A2EB2


Durante todo o mês de outubro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) também se veste de rosa para alertar a população sobre os riscos do câncer de mama. O principal alvo da mobilização social são as mulheres, mas a ação também é importante para a saúde animal: estima-se que a incidência de câncer de mama em cadelas seja de 45%, e que aproximadamente 30% das gatas sejam diagnosticadas com a doença.

“A redução desses números depende da atenção e do cuidado dos tutores, que devem contar com o apoio do médico-veterinário. Isso faz toda a diferença. É preciso, anualmente, fazer exames de rotina nos seus pets e, em caso de alguma anomalia, o médico-veterinário deve ser acionado de imediato”, declarou Francisco Atualpa Soares Junior.


Fique esperto


O proprietário deve ficar alerta para o aparecimento das lesões, que podem ser únicas ou múltiplas. As neoplasias têm tamanhos variando de milímetros a vários centímetros, e podem acometer uma ou mais glândulas. O exame feito por um médico-veterinário vai revelar se o tumor é benigno ou maligno. Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura para o animal.

O cuidado é recomendado a todas as fêmeas, principalmente com as mais velhas. O Câncer é uma doença que acontece de forma mais frequente em indivíduos mais velhos.

O aumento da incidência de tumores em cadelas e gatas em geral é dado pelo aumento da expectativa de vida. Atualmente, graças ao uso de vacinas, da prevenção de doenças infectocontagiosas, a uma boa alimentação e aos cuidados regulares dos médicos veterinários, cães que viviam 10 ou 12 anos hoje vivem até 20 anos. Isso está diretamente ligado ao aparecimento das lesões.

Outubro Cor-de-rosa


O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama nas mulheres. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Recentemente, o mês tem sido usado como um período de alerta para que os proprietários evitem a doença em animais.

Artigos relacionados
PORTARIA nº. 08/2019   Ementa: Normatiza que não haverá atendimento ao público na sede do CRMV-CE nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2019 e dá outras providenci...
Continue lendo...
Texto que ainda será votado no Senado responsabilizará de 1 a 3 anos de detenção e criminalizará o abandono dos animais e a realização de rinha de cães. O Pl...
Continue lendo...
Conselho convida a participação de todos no Debate que ocorrerá dia 17/09. O Conselho Regional de Medicina Veterinária convida todos a participarem do debate e...
Continue lendo...