290BBA86 3E2C 4F4A B1DF 1806E89F013A

 

 

Durante todo o mês de novembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) conscientiza sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata em animais do sexo masculino. A doença, que é conhecida por acometer homens, também pode ser diagnosticada em pets.


“ O CRMV-CE resolveu criar o Novembro Azul para chamar a atenção de tutores sobre a importância dos exames em cães e gatos machos, especialmente nos animais de meia-idade e idosos, bem como sobre o papel da castração. Lembramos que é importante ter o acompanhamento médico-veterinário durante toda as fases da vida do animalzinho. Na velhice, os cuidados devem ser redobrados”, declarou o Presidente do CRMV-CE Francisco Atualpa Soares Junior.


Apesar da incidência ser baixa em pets, as neoplasias prostáticas (câncer de próstata) podem ser agressivas e evoluir rapidamente para metástases. As hiperplasias (aumento do número de células num órgão ou num tecido) prostáticas são mais comuns, aparecendo em cães com idade a partir de 6 a 7 anos. Tumores testiculares também são observados em animais mais idosos.


Prevenção


Para prevenir as doenças da próstata, a castração é considerada o método mais efetivo. O ideal é que o animal seja castrado por volta de 1 ano de idade (cães pequenos e gatos – quando possível) e os cães grandes perto dos 18 meses.


Além disso, a castração previne outras doenças, como a infecção na próstata, o abcesso prostático, o cisto prostático e a Hiperplasia Prostática Benigna. A castração minimiza as chances do seu animal desenvolver doenças graves. Outro ponto importante é oferecer ao pet uma alimentação balanceada.


Sintomas das Doenças de Próstata


· Perda de apetite

· Micção frequente

· Tenesmo urinário (esforço para urinar, com pouco sucesso)

· Constipação

· Bolo fecal de formato irregular

· Urina sanguinolenta

· Febre

· Dor abdominal

· Corrimento uretral

· Andar enrijecido

 

Tratamento


Nos casos de infecções, geralmente se opta pela utilização de antibióticos por período prolongado (mínimo de quatro semanas), enquanto nos de abscesso e cistos prostáticos, a drenagem das lesões precisa ser acompanhada de antibioticoterapia e castração. Já quando é constatada a Hiperplasia Prostática Benigna, o tratamento se volta à castração do animal.


O tratamento para o câncer de próstata, conscientizado pelo Novembro Azul pet, consiste na remoção da glândula, uma cirurgia delicada, pois a uretra passa por dentro da próstata. Em alguns casos é utilizada a radioterapia e/ou quimioterapia para realizar um controle local da doença. Porém, muitas vezes não há como reverter o mal causado pela doença.

Artigos relacionados
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) parabeniza todos os professores médicos-veterinários e zootecnistas pelo seu dia. Sem...
Continue lendo...
Atividade possibilitará fortalecimento institucional e troca de experiências entre os CRMVs e CFMV . O Conselho Federal e Regionais de Medicina Veterinária r...
Continue lendo...
Mudança e intensificação são as palavras que definem o cenário pós-pandemia na área da Zootecnia, de acordo com os profissionais Antônio Chaker (CRM...
Continue lendo...