Representantes das principais instituições do segmento e reconhecidos estudiosos possibilitaram troca de experiências aos estudantes e profissionais cearenses da zootecnia.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou, durante toda a segunda-feira (08/12), o primeiro Seminário de Reponsabilidade Técnica para Zootecnista da gestão 2015/2018, no auditório do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará.

No local, estudantes e profissionais da área puderam tirar dúvidas e ter acesso, através de palestras, a informações sobre as temáticas: Finalidades, Competências e Estruturas do CRMV-CE, Regulamentação da Zootecnia, Reponsabilidade Técnica em Zootecnia e Atuação da Associação Cearense de Zootecnia.

Para João Paulo Arcelino Rêgo, um dos palestrantes da atividade, um seminário desse nível é de extrema importância para o profissional ter ideia de como exercer adequadamente a profissão. “Antes de tudo, este é um evento para desvendar, informar e avaliar o entendimento do zootecnista sobre sua área de atuação.  Abordamos, a fundo, a lei nº5.550. Demos uma nova visão, nos aprofundamos nos artigos dessa lei de 1968, sendo ela que regulamenta esta profissão no Brasil. Ela rege as graduações, as portarias do MEC para novas graduações. O estudo dessa lei nos dá total entendimento da atuação do profissional em todos os seus ramos e aspecto. Falei sobre essa temática no seminário porquê ainda não é do convívio do acadêmico”, declarou.

Bruno de Souza Mariano, representante do CRMV-GO que versou sobre a temática da RT em Zootecnia, explicou a importância de compartilhar a legislação e modos de ação da área. “A informação é dada para que o zootecnista que se gradua, primeiro, saiba a necessidade e as obrigatoriedades junto ao Conselho. Segundo, conheça as leis, sejam do zootecnista, ou do Conselho, e que possa atuar dentro do que a legislação lhe confere e, finalmente, possamos agregar valores aos colegas dentro do que representa o atendimento a essa legislação e  a própria discussão dela”, disse. Aproveitou também para salutar a ação do CRMV-CE. “Quero parabenizar o Conselho do Ceará, os colegas da ACZ, pela iniciativa. Responsabilidade técnica é um ato civil que pode se tornar criminal, na medida que o profissional não atenda toda a legislação”, lembrou.

Presente no evento, José Ney Rocha Júnior, presidente da Associação Cearense de Zootecnia, comentou sobre a necessidade do fortalecimento da atuação do RT e das instituições que representam a zootecnia. “O seminário de RT traz uma importância muito grande para o profissional zootecnista, pois são nesses encontros, nesses seminários  que o zootecnista vai entender qual sua atuação técnica, suas responsabilidades. Na minha palestra, tentei trazer, justamente essas explicações. Das funções das associações, dos sindicatos, importância deles e da representatividade, assim como a fiscalização dos Conselhos”, completou.

Representando o Dr. Célio Pires,  presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará, Danilo de Araújo Camilo, zootec. Conselheiro Efetivo da Instituição, enfatizou os esforços realizados pelo CRMV-CE na busca intransigente do fortalecimento das atividades em prol dos zootecnistas do estado. “É uma satisfação para a gente poder participar e contribuir com esse evento. Nessa gestão a gente tem buscado fortalecer a responsabilidade técnica para o zootecnista, com todo o apoio da diretoria. O resultado foi gratificante, tendo o bom recebimento dos profissionais e estudantes, palestrantes de altíssimo nível e qualidade, sendo bastante esclarecedor. Com informações, debates e discussões que vão ser úteis para a formação, tanto dos alunos, quanto para os funcionários que já estão atuando em campo”.

O objetivo do evento foi orientar profissionais e estudantes da zootecnia quanto a atuação e importância do CRMV-CE/CFMV, regulamentação profissional e abordagem de questões técnicas e operacionais para a atuação do Responsável Técnico da área. A expectativa é que esse seja o primeiro de muitos outros Seminários de Reponsabilidade Técnica para os zootecnista cearenses realizados por esta gestão.

Veja as Fotos do Seminário de Responsabilidade Técnica para Zootecnistas 2015

Artigos relacionados
É com pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) informa o falecimento do médico-veterinário Fernando Antônio Santos d...
Continue lendo...
 PORTARIA nº. 030/2020 Ementa: Dispõe sobre as medidas temporárias de funcionamento do CRMV-CE como forma de prevenir a transmissão do coronavírus – COVID-19...
Continue lendo...
Você está sendo convidado(a) como voluntário(a) a participar do estudo “Percepção de Médicos Veterinários em relação a Resistência Antimicrobiana no Brasil”, qu...
Continue lendo...