Brasil é modelo de pecuária de corte nos trópicos

 A cadeia produtiva da carne no Brasil é a referência  para o EMP (Emerging Markets Program) ou, ainda, o  Programa de Mercados Emergentes, na tradução livre  para o português. O projeto do Departamento de  Agricultura dos Estados Unidos (USDA), com apoio de  empresas do setor privado, tem como objetivo a  expansão das relações comerciais com economias em  desenvolvimento. Além disso, busca estudar e  assessorar essas regiões para possíveis parcerias na  produção de alimentos.

 Na América Central e Latina, o programa compreende  a Nicarágua, Honduras, Colômbia e Brasil, países cujo  foco do EMP está na pecuária bovina de corte. Desde  o começo do ano passado, acompanhamentos  técnicos in loco, que correspondem à fase inicial do  programa, vêm sendo realizados. No Brasil, as visitas  ocorreram no final de janeiro de 2014 e a (boa)  diferença para com os outros é que o nosso sistema  produtivo tem sido usado como um caso de sucesso para os vizinhos tropicais.

Semelhanças

Daniel Carvalho, gerente de produto corte da CRI Genética Brasil, São Carlos (SP), acompanhou a comitiva na Nicarágua, Colômbia e Honduras e foi um dos responsáveis por organizar as visitas no Brasil. De acordo com Carvalho, as características climáticas e de relevo, são similaridades encontradas entre os países, mas “o Brasil já pode ser colocado como um mercado consolidado e foi escolhido como um exemplo a ser seguido”. A partir da experiência brasileira, o USDA procura formas de “intercambiar os que nós desenvolvemos e adaptar aos outros do grupo”.

A CRI Genética Brasil, central de inseminação, é a representante brasileira da CRI (Cooperative Resources International), multinacional especializada em genética bovina e apoiadora do EMP.

Do pasto ao prato

Nas visitas, o objetivo foi conhecer desde a utilização da genética, passando pelas formas de sistema - a pasto e confinamento, manejos nutricionais e reprodutivos e ambientes de produção, chegando ao frigorífico e culminando nas formas de comércio da carne.

“A intenção foi percorrer o caminho do pasto ao prato mesmo”, enfatiza Daniel. Os locais visitados no Brasil se dividiram entre o Estado do Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Na região centro-oeste do País, a comitiva conheceu fazendas de genética de Nelore e de ciclo completo (cria, recria e engorda), a pasto e em confinamento, focadas no cruzamento industrial com genética CRI, principalmente, na raça Angus sobre matriz Nelore. Na capital sul mato-grossense, observaram a planta frigorífica e um confinamento do grupo JBS, a Embrapa e casas de comercialização de carne de todos os tipos: açougues, grandes redes varejistas e até boutiques de carne Premium.

No Sul, o cenário permitiu explorar a realidade do Angus puro, em criatório promotor de genética e rebanho comercial. Lá, também, a participação de integrantes da ABA (Associação Brasileira de Angus) possibilitou a apresentação do panorâmico da raça no Brasil, abordando as experiências e os benefícios da utilização, especialmente no cruzamento, para a pecuária contemporânea.

“As visitas ocorridas no Brasil superaram a expectativa dos representantes americanos e certamente impressionará os nicaraguenses, hondurenhos e colombianos, quando vierem ao Brasil, daqui cerca de um mês”, informa Carvalho. Ele completa dizendo que nos outros países do EMP, o nível de melhoramento genético da base ainda é relativamente baixo e o cruzamento industrial, consequentemente, pouco explorado. “Há muito no que se trabalhar e o exemplo brasileiro apresentado mostra que a cadeia produtiva da carne nos trópicos pode ser eficiente, se bem planejada e orientada”, conclui.

Próxima Etapa

A equipe do EMP, com todos os integrantes dos países visitados, retornará ao Brasil no próximo mês para a conferência que reunirá os pecuaristas, representantes, membros das associações e de empresas envolvidas. O evento será em Campo Grande (MS). A data e a programação ainda não foram divulgadas.

Fonte: Berrante Comunicação EMP CRI

Artigos relacionados
O vice-presidente do CRMV-CE, Dr. Daniel Viana, participou da Sessão Plenária Ordinária do CFMV, realizada na manhã desta terça-feira (26/10), na Capital Mara...
Continue lendo...
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV), Dr. Célio Pires Garcia, participou na manhã desta terça-feira (10/09) de ...
Continue lendo...
O CRMV-CE informa que o cadastramento e habilitação de médicos-veterinários no PNCEBT será realizado no site do MAPA, de acordo com as informação a seguir: ...
Continue lendo...