(Créditos - CFMV)

Publicada nova normativa para garantir sanidade de recursos pesqueiros.


O Ministério da Pesca e Aquicultura instituiu, neste mês, o Programa Nacional de Monitoramento de Resistência a Antimicrobianos em Recursos Pesqueiros. A Instrução Normativa MPA, no. 30, de 30 de dezembro de 2014, foi publicada no Diário Oficial da União em 02 de janeiro. O programa tem a finalidade de garantir a sustentabilidade dos sistemas de produção de animais aquáticos e a sanidade de recursos pesqueiros e seus derivados obtidos a partir de cultivos nacionais.

A Instrução Normativa detalha ações de monitoramento que devem ser executadas para o adequado monitoramento epidemiológico nas explorações pecuárias que cultivam animais aquáticos. Esse é um campo de atuação da Medicina Veterinária que necessita de profissionais especializados. Veja a norma completa aqui.

O interesse pelo pescado está crescendo no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Pesca e Aquicultura, de 2012 para 2013, o consumo aumentou em quase 25%, ultrapassando o mínimo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, que é de 12 kg/habitante/ano. Hoje, a população brasileira consome, em média, 14,5 kg de pescado por habitante/ano.

Aumentar a produção é uma meta do atual ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho. Em seu discurso de posse, no início do ano, afirmou que o governo busca chegar a 20 milhões de toneladas de pescado por ano, até 2030. A motivação vem principalmente dos recursos disponíveis no País para o cultivo.

Com informações do MPA e DOU. Texto: Assessoria de Comunicação CFMV.

Artigos relacionados
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) informa que se estende até o dia 31/05, a campanha de vacinação contra a febre aftosa...
Continue lendo...
  [calameo code=0037265326295caa2a8c6 width=300 height=194  ]  ...
Continue lendo...
Aftosa Erradicada no Ceará O Jornal Diário do NE publicou na edição de hoje, 11/05, editorial sobre a Erradicação da Febre Aftosa no Ceará. Segue, abaixo, o...
Continue lendo...