crmv palavra do presidente

PALAVRA DO PRESIDENTE - AGOSTO DE 2017

A palavra de ordem, hoje, é a do bem-estar animal. O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-CE),  dentro dos princípios de proteção aos animais, não tem medido esforços para promove-la.

Recentemente, fizemos um Seminário Internacional para abordar a problemática dos jumentos abandonados nas estradas do estado, onde participaram entidades não governamentais do Reino Unido, Estados Unidos, México, Portugal e França, além de estudiosos brasileiros, todos em busca de uma solução concreta para essa questão. Associado a isso, nós temos procurado, junto às prefeituras municipais, resolver o problema dos cães e gatos abandonados.

Em adição, no segundo final de semana de agosto, estaremos com uma equipe  no Iguatu promovendo treinamento aos profissionais da região para que os municípios da região Centro Sul possam, eles mesmos, promover o controle da natalidade dos animais abandonados em suas comarcas.

 A obrigação do CRMV-CE é essa: preparar, dar qualidade ao serviço veterinário, preservar o bem-estar animal, exigindo comprometimento das prefeituras para que atuem em prol de soluções.

Temos atuado junto aos matadouros públicos, com uma grande quantidade desses equipamentos interditados pela absoluta falta de condições sanitárias. Nosso interesse não é de fechar por fechar,  mas atuar de acordo com a lei, quando não forem obedecidas as determinações das resoluções do Ministério da Agricultura e do Conselho Federal de Medicina Veterinária. 

Nesse contexto, procuramos, cada vez mais, qualificar os profissionais para o bem-estar animal. A exemplo disso, será realizado, dia 07 próximo, um Seminário Avançado de Responsabilidade Técnica onde prepararemos os inscritos para preservar o bem-estar dos equinos e bovinos que participam de esportes equestres. Não podemos nos ausentar dessa discussão, que vai além da questão de ser favorável ou contra, deixando de qualificar os profissionais, que devem atuar da forma correta.

Esperamos a colaboração de todos os veterinários e zootecnistas para que juntos possamos fazer uma medicina veterinária e zootecnia cada vez mais eficiente.

Artigos relacionados
  A MEDICINA VETERINÁRIA BRASILEIRA ESTÁ EM FESTA DIA 23 DE OUTUBRO – 50 ANOS DA LEI FEDERAL Nº 5.517 No inicio do século passado, já sob o regime republican...
Continue lendo...
Salve 9 de setembro – Dia do Médico Veterinário No dia 9 de setembro de 1933, Getúlio Vargas assinava o Decreto Lei Nº 23.133 que regularizava a profissão e ...
Continue lendo...
  O 9 de setembro celebra o Dia do Profissional Médico(a)-veterinário(a). A data remete ao Decreto Lei Nº 23.133 de 1933, que regulariza a profissão e o ensi...
Continue lendo...