I Seminário de Atualização em Leishmaniose de FortalezaIniciativa busca fortalecimento das ações de combate à doença e formação continuada de profissionais da saúde

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) apoiou a realização do I Seminário de Atualização em Leishmaniose de Fortaleza realizado pelas Secretaria de Saúde do Município e a Célula de Vigilância Ambiental de Riscos Biológicos, ocorrido entre os dias 04 e 05 de agosto , no auditório da Escola de Saúde Pública do Estado.

O evento teve como público alvo técnicos e gestores do SUS, vinculados às áreas de controle de zoonoses e endemias transmitidas por vetores e objetiva a troca de saberes entre esses profissionais, implementado ações em prol da população.

O seminário contou com nomes como o do Presidente do CRMV-CE, Dr. José Maria do Santos Filho e Francisco Edilson Ferreira Lima Júnior, coordenador do Programa Nacional de Controle da Leishmaniose entre outros convidados.

No local foram discutidas temáticas como o do Programa Nacional de Leishmaniose, aspectos epidemiológicos dos casos humanos, de Pesquisa e perspectivas futuras, entre outros.

A ação foi contextualizada na Semana Nacional de Controle e Combate a Leishmaniose, instituída pela lei 12.604/2012, realizada entre os dias 05 e 10 de agosto.

 De acordo com Eduardo Mendola, coordenador do Programa de Leishmaniose do município, as ações do I Seminário e da Semana Nacional de Controle e Combate a Leishmaniose “vêm para intensificar as ações realizadas durante todo o ano pelo Centro de Controle de Zoonoses de Fortaleza (CCZ), possibilitando o compartilhamento de informações, através de grandes pesquisadores”. Informa também que entre os meses de janeiro a junho deste ano, o CCZ visitou 117.252 mil casas, realizando 46.636 exames, sendo constatados 3.784 casos.

O evento teve ampla participação dos profissionais destinados e possibilitou que esses pudessem atentar a últimas informações sobre as práticas de controle e diminuição da doença, fortalecendo suas ações.

I Seminário de Atualização em Leishmaniose de Fortaleza
Artigos relacionados
SAUDAÇÃO AOS ZOOTECNISTAS No dia 13 de maio comemora-se o DIA NACIONAL DO ZOOTECNISTA. A data faz alusão à realização da primeira aula de Zootecnia ministrad...
Continue lendo...
PORTARIA Nº. 058/2018     Ementa: Normatizar o recesso para comemoração das festas de final de ano (Natal e Ano Novo) de 2018 e dá outras providências.   ...
Continue lendo...
Ao todo, 16 profissionais estão habilitados a atuar no mercado cearense. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou, n...
Continue lendo...