Ao todo, 12 inscritos estão aptos a atuarem de forma legal no mercado de trabalho

Entrega de Carteiras Julho 2017
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou, na última sexta-feira (28/07), a entrega de carteiras do mês de julho, no auditório dos Órgãos Colegiados da Universidade Estadual do Ceará – UECE.


A atividade representa um marco na carreira profissional para médicos veterinários e zootecnistas, que, a partir de agora, podem atuar dentro da legalidade, como explicou o presidente do CRMV-CE, Célio Pires Garcia. “ Esse momento tem um significado muito importante, após anos na faculdade, tem a solenidade de colação de grau onde a universidade emite o diploma, que mais nada é que uma declaração à sociedade da aquisição de habilidades e competências para exercer a profissão. Mas, esse diploma não dá o direito de exercer a profissão, o direito de exercício da profissão se dá efetivamente quando se registra no Conselho e há o recebimento da carteira profissional”, afirmou o gestor.


Durante a solenidade, foram expostas as funções do CRMV-CE, afirmando que esta é uma entidade criada para controlar os serviços dos Médicos Veterinários e Zootecnistas, detectar as irregularidades da profissão, informando as etapas de instauração de processos Ético-Profissional (PEP), bem como os falsos profissionais.


Foi esclarecido, ainda, sobre a decisão de proibição das vaquejadas, normatização dos projetos de mutirão de castração de cães e gatos e da proibição do tratamento de Leishmaniose visceral.


Em seguida, houve o relato sobre a composição de membros da Diretoria do Conselho e a função de cada cargo, bem como as fases dos processos administrativos do CRMV-CE. O Presidente da instituição declarou a importância do cargo de Responsável Técnico, bem como suas atividades e as dificuldades enfrentadas por este, em seus trabalhos, direitos e deveres da profissão, mencionou, também sobre a importância e obediência ao código de ética profissional.


Para o zootecista José Ronniere de Lima e Silva, o momento se apresentou como um espaço da realização de um sonho que, após anos de estudos, pode, hoje, exercer legalmente as atribuições técnicas em busca de atender as demandas da profissão e contribuir com a sociedade.


Já o med. vet. Roberto Façanha, conta que, após anos longe da profissão, encontrou no CRMV-CE e nos colegas de trabalho, um alento para o reinício. “Passei algum tempo sem exercer a medicina veterinária por estar atuando como professor e as exigências do tempo não me permitiam exercer a profissão, sendo impossível conciliar os dois trabalhos. Agora, que me aposentei, estou retornando. Está sendo bem gratificante, venho recebendo apoio e orientações dos colegas e do Conselho, só tenho o que agradecer. O CRMV-CE, da época que deixei para agora está muito mais presente e atuante, está de parabéns”, disse.


Estiveram presentes no local, além do Presidente do CRMV-CE, a Dra. Naylê Francelino Holanda Duarte - Presidente da Comissão Assessora de Saúde Pública Veterinária do CRMV-CE e a Dra. Marilac Maria Arnaldo Alencar - Professora e Ouvidora Geral da UECE.


Veja aqui a galeria de fotos.


Veja os novos profissionais que estão aptos a atuar no mercado de trabalho:

Médicos Veterinários
Acaciana Gomes de Queiroz
Antônio Igor Vieira Holanda
Bruna Holanda Duarte
Carlos Eduardo Ferreira de Sousa
Caroline Coelho Rocha
Igor Renno Guimarães Lopes
Isabel Cristina Lima Santos
José Moreira de Oliveira Filho
José Roberto Barroso Façanha
Liana Falcão Lima
Valderlandia Oliveira dos Santos


Zootecnista
José Ronniere de Lima e Silva

Artigos relacionados
Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis / MEC. Possui Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduaçã...
Continue lendo...
...
Continue lendo...
No dia 24/06,  às 19h, você médico-veterinário e zootecnista já tem programação marcada, a LIVE DOS PRESIDENTES.  Aproveite para tirar suas dúvidas so...
Continue lendo...