Ao todo, serão 18 bolsos de estudos para a residência em Saúde / Medicina Veterinária

A Faculdade de Medicina Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) comemora a realização de um sonho antigo, a conquista da primeira Residência em Medicina Veterinária da Instituição.

Desejada há muito tempo pelo corpo de colaboradores da instituição, a novidade veio após a criação de projeto e submissão, pelos professores da FAVET, ao Ministério da Educação e da Saúde, sendo aprovado pela esfera Federal.

A residência, nomeada em Saúde / Medicina Veterinária, conta com dois anos de duração e será aplicada a dois tipos de Residentes, os do primeiro ano (R1) e do segundo (R2). Em ambos os casos, os estudantes receberão bolsas diretamente do Ministério da Saúde.

Ao todo, foram aprovadas 18 bolsas para a primeira residência em medicina veterinária da UECE, sendo nove para R1 e outras nove para R2, a serem renovada nove por seleção a cada ano.

Serão selecionados, ainda, nove bolsistas para atuarem no o Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso pelo período de oito meses, onde estagiarão prestando serviço à população, além de outros três meses na cidade de Guaiuba, na Secretaria de Saúde, com a atuação em Saúde / Medicina Veterinária.

De acordo com Dárcio Ítalo, diretor do Hospital Universitário Veterinário da UECE, esta é uma conquista esperada há muito tempo e trará grandes benefícios. “O sonho de uma residência veterinária é antigo para a Faculdade de Veterinária e fará um diferencial dentro do Hospital Veterinário, pois no segundo ano de funcionamento teremos 18 profissionais a mais atuando nele. Poderemos especializar, cada vez mais, os alunos, além de possibilitar mais prestação do serviço à população”, afirmou o gestor.

Em dois anos, serão aportados pelo Ministério da Saúde, em bolsas, o valor de 1 milhão e 400 mil reais para o projeto. Ainda neste semestre, ocorrerá o edital de seleção público, que será divulgado no site da UECE para nove candidatos.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária parabeniza a Faculdade de Medicina Veterinária da UECE pela conquista da primeira Residência Universitária em Medicina Veterinária, ciente da conquista histórica para o fortalecimento do ensino e da prática da medicina veterinária no Ceará.

Artigos relacionados
O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou, na última terça-feira (8/10), uma Recomendação ao Ministério da Educação (MEC) para que a pasta suspenda, imedi...
Continue lendo...
Buscando fortalecer as ações de Fiscalização no Estado do Ceará, O CRMV-CE contratou mais um assessor para nossa área de fiscalização, o médico-veterinário Fe...
Continue lendo...
O CRMV-CE informa que será feriado nacional dia 07 de Setembro e Ponto Facultativo dia 08 de Setembro.Nossas atividades voltam ao normal na segunda-feira dia ...
Continue lendo...