Com a mudança política no governo federal, médicos-veterinários assumem cargos de gestão de relevância para a defesa sanitária e ambiental do país. Vejam quem são e onde estão atuando:

Ministério da Saúde

O cearense Márcio Henrique de Oliveira Garcia é o novo Diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde. 

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Garcia é mestre em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ele participou do Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo Aplicado aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Programa Certificado em Epidemiologia para Gestores de Saúde Pública da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health.

Possui ampla experiência profissional nas três esferas de gestão do SUS, com destaques para a atuação como consultor técnico em algumas áreas da Secretaria de Vigilância em Saúde e da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

Já foi diretor do Departamento de Articulação Interfederativa (2018-2019); diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2017-2018); coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará; e Superintendente de Vigilância em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Além da atuação no campo público, tem experiência como docente no Centro Universitário Christus (Unichristus) e Universidade de Fortaleza (Unifor).

Saúde Animal

O médico-veterinário Geraldo Marcos de Moraes é o novo diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Moraes é servidor da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Mapa desde 2002. Foi responsável pela Coordenação de Febre Aftosa até 2004, participando ativamente dos pleitos nacionais de implantação das zonas livres de febre aftosa e das ações de emergência veterinária conduzidas no país.

Esteve à frente da elaboração dos dossiês e relatórios técnicos enviados para avaliação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), referentes ao reconhecimento de zonas livres de febre aftosa.

No período de 2005 a 2014, Moraes foi coordenador de Planejamento, Avaliação e Controle Zoossanitário, sendo o responsável pelo fortalecimento do setor de epidemiologia veterinária e pela implantação do Sistema Nacional de Informação Zoossanitária.

O novo diretor tem 30 anos de experiência com o sistema nacional de defesa sanitária animal, desde quando ainda era servidor da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, em Mato Grosso do Sul, em 1989.

Moraes é doutor em saúde animal pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em geoprocessamento pela UnB, onde é professor discente no curso de doutorado em saúde animal. Confira o Currículo Lattes de Geraldo Marcos de Moares.

O cargo anteriormente era ocupado pelo médico-veterinário Guilherme Marques, que vai para Organização Pan Americana da Saúde (Opas).

Sanidade animal

Dentro da diretoria, o médico-veterinário Jorge Caetano Junior assume a Coordenação de Sanidade Animal.

Caetano também é da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Mapa e, desde 2001, atua na área de defesa agropecuária, com ênfase em saúde animal.

Já foi coordenador substituto de Vigilância e Programas Sanitários (2003-2004); diretor dos departamentos de Saúde Animal (2004-2006) e de Programa da área animal (2006-2009); coordenador-geral de Apoio Laboratorial (2009-2012), e, desde 2015, exercia o cargo de coordenador-Geral de Inteligência e Estratégia

Pela UFMG, o novo coordenador de Sanidade Animal do Mapa é doutor em Ciência Animal e mestre em Medicina Veterinária. Também é especialista em Desenvolvimento de Programas de Saúde Animal, pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa.

Foi eleito por três mandatos consecutivos para a Comissão do Código Sanitário para os Animais Terrestres da OIE (2006-2015) e, desde 2001, atua como professor do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Planalto Central (Unicepplac).

Caetano é conselheiro efetivo e presidente da Câmara Técnica de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-DF).

Leia a íntegra do Currículo Lattes de Jorge Caetano Júnior.

Animais Terrestres

Outro servidor da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Mapa desde 2004, o médico-veterinário Eduardo de Azevedo Pedrosa Cunha é o novo chefe da Coordenação de Animais Terrestres do Ministério da Agricultura.

Mestre em Saúde Animal pela UnB, Eduardo Cunha atuou com defesa sanitária animal na Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Manaus/AM (2004 -2005) e na Coordenação de Trânsito e Quarentena Animal (2005 a 2010); foi diretor substituto do Departamento de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura (2011 a 2013); e coordenador-geral de Sanidade Pesqueira (2015 a 2018).

Veja o currículo de Eduardo de Azevedo Pedroso Cunha

Serviços Técnicos

No cargo de fiscal federal agropecuário desde 2005, o médico-veterinário José Luis Ravagnani Vargas assume como diretor do Departamento de Serviços Técnicos, área responsável pela coordenação do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, entre outras competências.

Graduado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Botucatu), Vargas faz mestrado em Higiene e Tecnologia de Inspeção de Produtos de Origem Animal, pela Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro.

No Mapa, já comandou o Departamento de Inspeção de produtos de Origem Animal e foi diretor de Programas da Secretaria de Defesa Agropecuária. Também já foi coordenador de Sistemas de Rastreabilidade; e chefe da Divisão de Acompanhamento, Cadastro e Avaliação, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Além da Vigilância Agropecuária Internacional, à frente da Diretoria de Serviços Técnicos, Vargas vai monitorar e avaliar a Rede Nacional de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária, incluindo os de Pesca e Aquicultura, bem como auditar os mecanismos de controle da produção orgânica; como coordenar o Sistema Nacional de Emergências Agropecuárias (Sineagro) e auditar o autocontrole dos estabelecimentos regulados pelo Departamento.

Conservação da Biodiversidade

O médico-veterinário Adalberto Sigismundo Eberhard é o novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Eberhard é especializado em animais silvestres. Foi diretor do Departamento de Zoneamento Territorial do MMA entre 2011 e 2016. Também foi diretor da Fundação de Desenvolvimento do Pantanal.

Em 1989, venceu o prêmio Alemão de Cultura por mérito na conservação da natureza e usou os recursos para fundar a organização não governamental (ONG) Ecotrópica.

A ONG administra 54 mil hectares nas reservas particulares do Acurizal, do Dorochê e da Penha, localizadas no Pantanal Matogrossense, e é vencedora de diversos outros prêmios ambientais: Henry Ford de Conservação Ambiental, em 1998; prêmio Unesco, em 2000; e prêmios Von Marthius e Mundial de Meio Ambiente (recebido em Toronto no Canadá), ambos em 2007.

O novo presidente do ICMBio realizou variados trabalhos ambientais, como o levantamento fundiário do Parque Nacional de Aparados da Serra, e participou de projetos da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.

SISTEMA CFMV

Artigos relacionados
Nesta terça-feira (13/07), o Presidente do CRMV-CE, Dr. Francisco Atualpa Soares Júnior, se reuniu com Diretor da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE),...
Continue lendo...
  O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará, pelo que preconiza a Resolução n° 591, 26/06/92 do CFMV, art. 11, alínea “a”, e...
Continue lendo...
(VEJA AQUI VÍDEO ESPECIAL PARA VOCÊ ZOOTECNISTA)...
Continue lendo...