logocfmvsitepeq

Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) lançou, no mês de março, o Manual de Procedimentos para Vigilância e Controle de Leishmaniose nas Américas. Com o objetivo de ser um instrumento de apoio às áreas que trabalham com a doença nos países endêmicos, a publicação é resultado de um trabalho da OPAS em conjunto com especialistas e representantes dos Ministérios da Saúde nos diversos países. 

A ideia é que os profissionais utilizem o Manual como ferramenta de trabalho para ampliar o conhecimento sobre a doença. O documento também é uma base de apoio aos Programas Nacionais de Controle da Leishmaniose e as Áreas de Vigilância em seus respectivos processos de estruturação de serviços de saúde.

A publicação, escrita em espanhol, tem 166 páginas e apresenta um compilado completo da doença, com temas que vão desde Epidemiologia, Imunopatogenia, Manifestações Clínicas, até Tratamento. 

A Organização Pan-americana da Saúde lançou também outra fonte de consulta sobre a doença: “Leishmanioses: Informe Epidemiológico nas Américas” (em português).

Nele é possível entender a evolução da doença ao longo dos anos (até 2017), com gráficos comparativos e imagens, e também ver os últimos dados sobre as ações estratégicas de combate à doença.

Tire duas dúvidas, sobre  a Leishmaniose Visceral Canina (LVC), aqui.

 

Artigos relacionados
Nesta segunda-feira (11/04), o Presidente do CRMV-CE, Francisco Atualpa, se reuniu com o Deputado Federal Moses Rodrigues (União Brasil) durante visita à Cida...
Continue lendo...
  Com menos de um mês para as eleições do CRMV-CE - Triênio 2024/2027, que acontecerá dia 18 de setembro, a autarquia compartilha um Manual de Tira Dúvidas s...
Continue lendo...
Nesta terça-feira (28/09), Durante Reunião Técnica para Debater o Projeto de lei nº 12/2021, oriundo da mensagem governamental de nº 8.739/2021 que institui a...
Continue lendo...