fddedac9 3237 49cf b0e0 79308591abb4

Representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) e do Ministério Público do Ceará (MPCE), através do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), se reuniram na manhã da última segunda-feira (17/02), na sede do órgão de justiça, com intuito de consolidar a parceria existente entre os órgãos, visando a integridade da saúde da população e a diminuição de produtos de origem animal clandestinos no Ceará.

Na ocasião, foram ressaltados os excelentes resultados obtidos com o Programa de Proteção e Defesa dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (PROPOA), que foi criado em 2018, por meio de parceria entre o CRMV-CE, DECON-CE, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará (SEAPA) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI).

Até dezembro de2019, a ação possibilitou um total de 40 palestras incluindo Fortaleza (11), região metropolitana (09), o interior do Estado (19) e estado do Piauí (01), ministradas por membros da Comissão Estadual de Vigilância Sanitária e Inspeção de Alimentos do CRMV-CE, contando com a participação de 2.437 pessoas. O PROPOA também já orientou diversos municípios sobre a importância da implementação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), que atesta a segurança e respalda a qualidade dos produtos.

Durante a reunião, o presidente do CRMV-CE, Dr. Célio Pires Garcia, comentou sobre a relevância da Medicina Veterinária na sociedade, em suas diversas áreas de atuação e ressaltou a necessidade de contratação de mais profissionais médicos-veterinários para atuação na saúde pública.

Ao final, ambos os órgãos colocaram-se à disposição para desenvolver atividades integradas em prol do bem-estar animal e humano no estado cearense.

Estiveram presentes no encontro, representando o Conselho, o presidente da instituição, Célio Pires Garcia, a secretária-geral Salette Lobão Torres Santiago, e o procurador jurídico Cyro Régis Queiroz de Alencar. O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), foi representado por sua nova secretária-executiva, promotora de justiça Liduína Maria de Sousa Martins, a analista ministerial Rita Pinheiro e o assessor jurídico Ismael Braz Torres.

Artigos relacionados
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) informa que foi indeferido (não foi atendido) o pedido de tutela de urgência na ação ...
Continue lendo...
  Veja o que saiu sobre a autarquia nas mídias durante o mês de julho de 2022: Veja aqui...
Continue lendo...
  Você sabe qual o papel do médico-veterinário na Saúde Única? Como é atuação do profissional nela? Quais são as áreas e campos de atuação? Foi com esse obj...
Continue lendo...