O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) solidariza-se com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) através de nota de desagravo em favor do médico -veterinário e em defesa da profissão. A ação ocorre após o  Sr. Petrônio Antunes Luz Filho, proprietário e locutor de uma rádio no município de São Gabriel da Palha, ilegitimar atuação de profissional médico-veterinário nas ações que envolvem a saúde pública daquele município.

Leia Nota na íntegra

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo - CRMV-ES, vem a público, repudiar de forma veemente os comentários proferidos pelo Sr. Petrônio Antunes Luz Filho, proprietário e locutor de uma rádio no município de São Gabriel da Palha, e informa que tomará as medidas cabíveis.

Na última quarta-feira (12), Sr. Petrônio, em seu programa de rádio, criticou a atuação de um Médico-Veterinário como porta-voz e representante dos trabalhos executados pela Secretaria de Saúde no Inquérito Sorológico, ilegitimando a atuação desse profissional nas ações que envolvem a saúde pública.

Não satisfeito, publicou seu comentário no facebook, provocando comentários difamatórios à imagem não apenas do profissional, mas de toda classe no exercício da profissão, desmerecendo e demonstrando total desconhecimento da atuação do medico-veterinário na saúde pública.

Para efeitos de esclarecimentos diante do obscurantismo, os Médicos-Veterinários foram convocados pelo Ministério da Saúde para participar da campanha "O Brasil Conta Comigo", reconhecendo-os como profissionais da saúde. Os Médicos-Veterinários participantes de programas de residência de Instituições de nosso Estado têm trabalhado, juntamente com outros profissionais, em ações em prol da preservação da saúde humana e do meio ambiente por meio de ações educativas, controle nas barreiras sanitárias, no combate a Covid-19.

O conceito de Saúde Única está integrado ativamente nas práticas do SUS e conta com o auxílio de Médicos-Veterinários que integram as equipes das vigilâncias municipais e Estadual, atuando diretamente no Inquérito Sorológico da Covid-19 no Espírito Santo. Este estudo auxiliará o Governo do Estado a identificar o percentual da população capixaba que já teve contato com o novo Coronavírus.

Destacamos ainda que o Medicina Veterinária foi considerada atividade essencial nesse período de pandemia do novo Coronavírus, sendo de fundamental importância para o país neste momento de enfrentamento da Covid-19, e merecem reconhecimento e respeito pelo trabalho, onde arriscam sua saúde e de suas famílias em prol da sociedade.

Nesse contexto, o CRMV-ES não permitirá ataques à profissão e vem, nessa nota, apresentar desagravo público em favor do Médico-Veterinário Rafael Henrique de Mello, inscrito sob o número 1873, bem como de toda a classe Médico Veterinária, que foi injusta e caluniosamente atacada pelo Sr. Petrônio Antunes Luz Filho. Informamos, por fim, que essa Autarquia Pública tomará as medidas cabíveis.

Artigos relacionados
  O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) promove durante o Abril Laranja, mês de Prevenção à Crueldade Animal, campanha de fo...
Continue lendo...
...
Continue lendo...
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) informa oportunidade de pagamento da Anuidade de 2018 com descontos aos médicos veterin...
Continue lendo...