WhatsApp Image 2020 07 25 at 17.39.40

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), dentro de suas atividades de fiscalização, realizou, na tarde deste sábado (25/07), diligência policial em parceria com Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para averiguar denúncias de exercício de atividade ilegal da Medicina Veterinária e Crime Ambiental, no bairro Barroso.

No local, um Petshop clandestino, foram encontrados fortes indícios de atividades irregulares da medicina veterinária, além de observados fetos de animais, restos de úteros e testículos de animais que sofreram castração irregular no espaço.

“É importante ressaltar que Petshops não podem realizar procedimentos cirúrgicos. Uma vez que o Conselho averigua isso, já é uma atividade irregular”, declarou Daniel Viana, vice-presidente do CRMV-CE e perito veterinário.

Além disso, o vice-presidente do Conselho cearense compartilhou ainda que o caso também se enquadra em Crime Ambiental. “No momento que foi realizada a diligência, foi configurado ainda esse Crime. No local havia material biológico de alta contaminação microbiológica, mal conservado, materiais sujo de sangue, gases, fios cirúrgicos e medicamentos de uso hospitalar privativo e de receita controlada”, completou Viana.

WhatsApp Image 2020 07 25 at 16.44.34

Uma vez que foi detectado o Crime Ambiental, os agentes da DPMA conduziram a dona do petshop até a delegacia. O processo de investigação teve início hoje (25/07), por volta das 15h, e suas derivações vão depender dos rumos do inquérito policial.

Estiveram presentes no local o Perito e Vice-presidente do CRMV-CE, Daniel Viana; Carlos Freitas, Chefe da Fiscalização do CRMV-CE; Felipe Dourado, Assessor Técnico da Fiscalização do CRMV-CE, além de dois inspetores da DPMA.

O CRMV-CE conta com convênio com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e geralmente essas diligências são acompanhadas de um perito veterinário, agentes de fiscalização, além de inspetores de polícia.

Artigos relacionados
    O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) promove durante o Abril Laranja, mês de Prevenção à Crueldade Animal, campanha ...
Continue lendo...
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) informa que o Instituto  Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC) abre processo de Seleção...
Continue lendo...
  O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) participou, nesta sexta-feira (26/05), de Audiência Pública sobre o Bem-Estar Animal...
Continue lendo...