animaltraslado

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) reforça junto aos profissionais médicos-veterinários e sociedade no geral os procedimentos que devem ser realizados para o transporte de animais domésticos (cães e gatos), durante viagens internacionais.

Para o traslado, é necessário a emissão do Certificado Veterinário Internacional (CVI), emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, via VIGIAGRO. Para tal, uma série de procedimentos e protocolos, a depender de local e destino, devem ser preenchidos para aquisição do documento.

Na maior parte dos países, para retirar o CVI, é necessário agendamento junto a VIGIAGRO, através do e-mail vigiagrofor.cvi@gmail.com , para apresentação da documentação necessária em sua sede, no Aeroporto de Fortaleza. No caso dos Estados Unidos e Argentina, o procedimento pode ser realizado de forma online, através de digitalização da documentação.

DOCUMENTAÇÃO

Os documentos necessários para retirar o CVI de cães e gatos em traslado são carteira de vacinação, com a vacina para raiva dentro da validade e comprovação da sorologia para essa doença, microchipagem do animal, atestado de clínica veterinária emitido por médico-veterinário responsável, sendo da semana em que será realizada a viagem, e contendo informações sobre condições do animal e confirmação que ele está apto a viajar. É necessário levar cópias de todos os documentos.
Lembramos que, no dia agendado não é necessário levar o animal.

RETIRADA DO CVI DIGITAL

“Os EUA e Argentina fizeram acordo com o Brasil que facilita o procedimento, não sendo necessário o proprietário do animal realizar o agendamento presencial e se locomover até a nossa sede. Ele pode emitir o CVI em sua residência ou local em que tiver acesso à internet, encaminhando a mesma documentação digitalizada pela página do Ministério. Estando de acordo, ela será validade e possibilitará a emissão do certificado, já com a assinatura digital”, declarou Dailton José Conde Vasconcelos, auditor fiscal federal agropecuário atua na área animal da VIGIAGRO.
Assim, para aqueles que vão viajar para os EUA ou Argentina com seus animais de estimação, é possível que o documento seja retirado na modalidade online, através do site https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao , lembrando que será necessária a digitalização de toda a documentação física e envio na modalidade virtual. Não esqueça de realizar o procedimento pelo menos três dias antes da viagem.
A expectativa é que em alguns anos, todos os procedimentos possam ser retirados nesta modalidade.

PECULIARIDADES
Alguns países, além dessa documentação e vacina antirrábica exige tratamentos internos e externos parasitários. Verifique as especificidades de cada país no site https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/vigilancia-agropecuaria .

Artigos relacionados
  O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), após denúncia de projeto de castração irregular no interior cearense, promoveu fi...
Continue lendo...
    O CRMV-CE realizou fiscalizações voltadas à mutirão de castração em Guaiúba, Baturité e Guaramiranga, no dia 23/11/23. As Fiscalizações Técnicas ocorr...
Continue lendo...
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aprovou a Resolução CFMV n º 1.113/2016 que prorroga, para 30 de setembro deste ano, os prazos para pagament...
Continue lendo...