WhatsApp Image 2021 04 26 at 10.13.02

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) vem, através desta nota, reafirmar indignação pelo não cumprimento da vacinação prioritária dos profissionais da saúde médico-veterinários em diversas cidades do Ceará, ao mesmo tempo em que esclarece que continuará com todas as medidas possíveis, sejam administrativas e/ou judiciais, para o cumprimento da legislação.

Para fazer frente ao exposto, a autarquia se baseia no programa do Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a COVID-19, que delimita em seu Anexo I, página 83 e 84, os grupos prioritários de vacinação, conforme a seguir:

“ Considera-se trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêucos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares)”.

Como observado acima, fica claro que os profissionais médicos-veterinários devem ser vacinados na modalidade prioritária, estando todos já cadastrados na lista de profissionais prioritários do Estado do Ceará, não sendo cabível critérios discriminatórios, como temos observado. Com isso, o CRMV-CE reafirma ser obrigação do Governo do Estado e das Prefeituras Municipais garantir o direito à vacinação prioritária, mantendo o que é enquadrado no Plano Nacional de Imunização para COVID-19.

Ciente disso, desde o início da pandemia temos desenvolvido diversas ações de cunho administrativo, de esclarecimento, educativas, além de expedição de ofícios circulares para todos os prefeitos municipais, promotores de justiça e secretários de saúde do Estado do Ceará sobre a vacinação prioritária de médicos-veterinários.

Desde o dia 16 de março, foram enviados ofícios ao Presidente da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE) - colegiado permanente de gestores da Saúde do Estado e dos Municípios - Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), assim como para senhora Sayonara Moura de Oliveira Cidade, Presidente do COSEMS, solicitando reunião para tratar sobre o tema, o que não vem sendo permitido, pois não obtivemos nenhum retorno.

Já na data de 12 de abril 2021, foi enviado ofício para o Ministério Público do Trabalho do Ceará, assim como para o Ministério Público Federal, solicitando também a realização da vacinação prioritária.

Essas foram algumas das últimas, de diversas outras ações, que o CRMV-CE vem realizando, lançando mão, por vezes, de articulações políticas para solucionar a questão.

Infelizmente, somos barrados pela morosidade dos sistemas políticos e jurídicos, o que coloca em risco a vida daqueles que representamos e fazemos parte enquanto profissionais, e deste modo, compreendemos e ansiamos pelos mesmos propósitos.

Dito isto, afirmamos que continuaremos lutando de todas as formas possíveis para que a vacinação de médicos-veterinários aconteça o mais rápido possível, lembrando os esforços e afinco que temos com a causa, que é de todos nós.

Artigos relacionados
Mudança no horário de funcionamento ocorrerá por conta de serviços de melhoria na rede elétrica da região realizados pela COELCE   Caros Médicos Veterinário...
Continue lendo...
Inserindo vídeos do YouTube em uma página HTML...
Continue lendo...
🏆Os Prêmios Professor Paulo Dacorso (Medicina Veterinária) e Professor Octávio Domingues (Zootecnia) estão recebendo indicações até o dia 31 de julho. ⏰ 🔎É pre...
Continue lendo...