WhatsApp Image 2021 07 20 at 09.26.02

Saiba quais os cuidados básicos que você deve ter com cães e gatos



Todo mundo já ouviu a expressão que cães e gatos são considerados os melhores amigos do homem. Mas, você sabe o que é necessário para que eles vivam bem e com saúde plena, para que possam continuar a dar todo amor e carinho incondicional que só eles dão? Não?I Pois, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) vai compartilhar superdicas para que neste dia 20/07, Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade, e todos os outros dias do ano, seus amigos animais possam contar com todos os cuidados necessários.

“Nesse dia da amizade, lembramos que para o bem-estar de nossos amigos animais, devemos estar aptos a manter uma qualidade mínima de vida, cuidar da saúde de forma periódica, e levá-los ao médico-veterinário. É preciso investir tempo, carinho e muitas vezes dinheiro. Por isso, antes de ter um cachorro ou gato você precisa entender se ele cabe financeiramente dentro da sua vida. A depender do tamanho, raça e hábitos, os custos dos animais, no dia a dia, podem ser maiores. Alimentação, saúde, bem-estar, utensílios para o dia a dia, higienização e vacinações são primordiais”, declarou Daniel Viana, Vice-Presidente do CRMV-CE.

Veja a seguir aquelas dicas únicas para que você possa cuidar bem, todos os dias do ano, de seu parceiro pet de vida:

Alimentação adequada
A alimentação adequada é fundamental para que o seu animalzinho possa se desenvolver. Existem diversos tipos de rações específicas para cada biótipo e especificidade animal, consulte sempre seu veterinário para saber a ideal, as porções necessárias e a frequência. Uma boa nutrição é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento animal.

Exercite seus bichinhos
A prática de atividades físicas é necessária para que o seu cão ou gato cresça saudável, com boa capacidade física e condicionamento, buscando manter um peso ideal para que não sofra com doenças. Procure caminhar com ele (a), estimule jogos em que é necessário o deslocamento, mantenha uma frequência periódica de pelo menos três vezes por semana e, se possível, caminhe diariamente com ele (no caso de cães).

Ambiente sã
O ambiente em que o animal vive deve ser limpo, arejado e contar com bom espaço para que ele possa se locomover e dormir de forma confortável. É importante que ele possa ter acesso ao sol durante algumas horas do dia e conte com área para se proteger de chuva ou excesso dos raios solares. Um ambiente harmonioso e feliz é primordial, pois assim como nós, nossos pets também podem desenvolver problemas no humor, depressão, entre outras doenças.

Invista nos utensílios básicos e brinquedos
Invista em utensílios para o bem-estar e qualidade de vida como comedor, cama, coleira, brinquedos, equipamentos de deslocamento, entre outros. Se não tiver dinheiro, adapte. Compre uma bola simples, no caso de felinos, eles amam correr atrás de pontos de luz.

Leve seu pet ao médico-veterinário com periodicidade
As visitas médicas de check-up, junto ao médico-veterinário, devem ocorrer com frequência certa. Animais de até cinco anos que se apresentam saudáveis devem ir ao médico-veterinário, pelo menos, uma vez por ano.
A consulta preventiva avaliará se está tudo dentro do esperado com o seu pet, possibilitando, caso seja necessário, tratar enfermidades ainda em período inicial. Lá também serão verificadas questões como a vacinação, prevenção de parasitas externos, como pulgas e carrapatos, doenças de pele e higienização.
Cães e gatos com idade maior que cinco anos devem ter acompanhamento médico-veterinário a cada seis meses, pelo menos. É necessário fazer exames laboratoriais e de imagens para verificar se está tudo dentro do esperado.

Higienização
Em dogs, o ideal é que em aqueles de pelo curto realizem o banho em um intervalo de 10 a 15 dias, no máximo. Já os de pelo longo entre de 7 a 10 dias, no máximo.
Em bichanos, não há muito com o que se preocupar, pois os felinos cuidam sozinhos da própria higiene. O banho pode acontecer em intervalos de tempo maiores. Uma vez a cada 30 ou 60 dias é o suficiente.

Cuidados com a saúde e vacinações
As vacinações são realizadas de acordo com protocolo médico-veterinário individualizado, pois cada animal conta com especificidades que só um profissional com amplo conhecimento pode decidir.
Para cães filhotes é importante fazer vermifugação a cada três meses e, quando passar de um ano de idade, a cada quatro ou seis meses, a depender muito da rotina do animal.

Na primovacinação (primeiras vacinações) canina, devem ser realizadas as coberturas de viroses, como as da hepatite, leptospirose, coronavírus, entre outras. A vacina antirrábica deve ser feita anualmente. A vacina de gripe, de giárdia e calazar não são obrigatórias, mas se possível, devem ser realizadas.

Para gatos na fase inicial de desenvolvimento existem três opções de vacinas: tríplices, quadruplas e quíntuplas. As principais doenças são FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) e a FeLV (Vírus da Leucemia Felina), enfermidades infecciosas virais. É necessário fazer exame, para ver se o animal tem, ou não, a doença. A vacinação para as duas também é anual. A vacina antirrábica deve ser aplicada anualmente. A vermifugação, quando filhote ,deve ser a cada três meses, e em adultos a cada quatro ou seis.

DEPOIMENTOS

 

Rafaela Ferraro

 

 

 Luana Amorim

Artigos relacionados
  O CRMV-CE informa que, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná, por sua Comissão Estadual de Saúde Única, promoverá nos dias 03 a 0...
Continue lendo...
Veja o que saiu durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março na grande mídia, abordado pelo CRMV-CE, em prol da Medicina Veterinária, Zootecnia, profissiona...
Continue lendo...
  O CRMV-CE compartilha o link do Questionário do IV SEMINÁRIO DE RT PARA MÉDICOS VETERINÁRIO E ZOOTECNISTAS 2023. O documento ficará disponível até dia 21/1...
Continue lendo...