1D13FB8E 25F6 4473 A23B 0AD53B11A337

Neste 5 de agosto, comemoramos o Dia Nacional da Vigilância Sanitária e da Saúde. A data faz alusão ao aniversário de nascimento de Oswaldo Cruz, cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e um dos maiores sanitaristas brasileiros, sendo a celebração instituída pela Lei 13.098, de 27/01/2015.



Aproveitamos a data para reforçar a importância da Vigilância Sanitária, que conta com a ajuda dos profissionais médicos-veterinários em sua regulação, fiscalização e interdição de estabelecimentos que estejam descumprindo as normas sanitárias.



Os médicos-veterinários ainda coletam e analisam substâncias para monitoramento da qualidade de produtos para consumo humano, podendo apreender e inutilizar alimentos, medicamentos e demais produtos que tragam riscos à sociedade.



“Parabenizo a todos os profissionais da Vigilância Sanitária que, através de suas ações de normatização e educação em saúde para evitar e, ou, minimizar os riscos sanitários, são de grande importância para a saúde da população no geral. O trabalho preventivo desses profissionais garantem a qualidade dos bens e serviços relacionados direta e indiretamente à saúde”, declarou o Conselheiro Suplente do CRMV-CE , João Batista Júnior, que também atua nessa área.



O Conselheiro reforçou ainda congratulações aos colegas veterinários atuantes na vigilância sanitária que, “através de seu conhecimento técnico, tem um papel fundamental na promoção da saúde pública atuando no combate e na prevenção de doenças e na segurança dos alimentos”.


Parabéns a todos os médicos-veterinários que atuam com Vigilância Sanitária!

Artigos relacionados
Resolução Normativa nº 6 do Concea reafirma o que já era assegurado pela legislação, pois algumas funções do RT estão entre atividades de competência privativ...
Continue lendo...
Após divulgação dos editais dos concursos para professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), editais Nº 11 e 12/2022, e Universidade do Vale do Acaraú...
Continue lendo...
Iniciativa busca fortalecimento das ações de combate à doença e formação continuada de profissionais da saúde O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Es...
Continue lendo...