2BD3D688 44DC 4AA7 A376 F2E3BE3557A0

 

Nesta terça-feira (30/08), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) homenageou, em sessão solene no Plenário 13 de Maio, o Dia do Médico Veterinário no Brasil (comemorado em 9 de setembro) e o Dia Mundial do Protetor dos Animais (celebrado em 4 de outubro). Representando o Presidente do CRMV-CE, Dr. Francisco Atualpa Soares Júnior, esteve o Tesoureiro da Autarquia, Jarier de Oliveira Moreno. Durante a solenidade, 43 profissionais da área foram homenageados com certificados.

“Ficamos muito felizes com a devida homenagem aos profissionais médicos-veterinários realizada pela Assembleia do Estado. Hoje, no Ceará, temos aproximadamente 4.200 médicos-veterinários inscritos no Conselho, com cerca de três mil deles em atuação, que representa o quanto a Medicina Veterinária no Ceará está capilarizada”, declarou o tesoureiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE), Jarier de Oliveira Moreno.

F6271451 1E30 4EDB 8C45 615A2665383C


De acordo com o deputado Leonardo Pinheiro, requerente da solenidade, a atuação do médico-veterinário é ampla e vai desde o atendimento a animais domésticos e silvestres a ações para garantir a qualidade dos produtos de origem animal e a prevenção das zoonoses. “Quem escolhe a carreira é movido por fortes ideais, tem que ter a vocação, carinho e empatia pelos animais”, comentou o parlamentar.

Já o presidente da Sociedade de Medicina Veterinária do Ceará, Francisco Antonio Rocha Macedo, defendeu a criação de um piso salarial a fim de que a categoria seja de fato valorizada.

AD04E3CA F022 4D1D ACFB 881529611AFC

Para o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira, a história da instituição se confunde com o da Faculdade de Medicina Veterinária, que comemora em 2023 os 60 anos de criação. Ele ainda ressaltou a qualidade da formação desses profissionais e comemorou o fato do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias ter recebido nota 6 da Capes - em uma escala que tem no máximo a nota 7. Por fim, o vice-reitor informou que um novo curso de Medicina Veterinária da Uece está em implantação no município de Tauá.

Já o presidente da Academia Cearense de Medicina Veterinária (Acev), Francisco Bernardo Souza Carneiro, solicitou reflexão sobre o presente e futuro da profissão e lembrou que “hoje os médicos-veterinários têm um amplo campo de atuação com mais de 80 áreas”.

Participaram também da mesa da solenidade a presidente da Associação Clínicos Veterinários (Anclipeva-CE) e conselheira do CRMV-CE, Maria Alice Gonçalves; a diretora do Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado do Ceará (Sinvet) e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Sindagri), Patrícia Gomes de Matos; e o assessor jurídico da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) Gustavo Vicentino, representando a presidente da instituição, Vilma Freire.

Artigos relacionados
Uma Sessão Solene Especial Conjunta comemorou os 105 anos de idade do Prof. Dr. Milton Thiago de Mello (clique no link para assistir).  Promovida pela Academi...
Continue lendo...
[calameo code=00372653212f6a03d81e6 width=300 height=194]...
Continue lendo...
CONVOCAÇÃO - SEMINÁRIO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - SOBRAL O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará, pelo que preconiz...
Continue lendo...