ADDF0D4D B704 4F53 AC72 4D3B1791326F

 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), após denúncia de projeto de castração irregular no interior cearense, promoveu fiscalização da atividade, junto à equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), nesta sexta-feira (17/02). Entre os presentes, a equipe do Conselho era composta pela médica-veterinária Fabiana Vinhas, Assessora de Fiscalização do CRMV-CE, e do Fiscal Régis Muniz.

Foi averiguado, in lócus, que os atendimentos aconteciam de forma irregular e as castrações foram interrompidas, até que sejam regularizadas todas as demandas que promovam a proteção e bem-estar animal. Foi esclarecido a legislação vigente, RESOLUÇÃO Nº 962, DE 27 DE AGOSTO DE 2010, que determina, entre outras coisas, que tais procedimentos devem ser registrados no CRMV-CE, devem contar com Médico-Veterinário, Responsável Técnico capacitado e com espaço, utensílios e serviços obrigatórios que são exigidos para a realização dessa atividade, resguardando a saúde e vida animal.

O CRMV-CE aproveita para lembrar à população dos riscos de levar animais a mutirões de castração irregulares, ou clínicas não regularizadas, podendo os pets terem complicações cirúrgicas e de morte.

Reforça da necessidade de que, antes de realizar uma castração, é necessário o acompanhamento médico-veterinário, realização de exames para saber se o seu animal está saudável para a realização do procedimento, averiguação junto ao conselho da regularidade da clínica, do profissional ou do mutirão de castração, devendo estes estarem inscritos e em situação de regularidade junto à autarquia.

Outro ponto a ser atentado são os riscos à saúde humana e ambiental, pelas possibilidades de descarte irregular de material, contaminação de ambiente, entre outros.

Não arrisque a vida de seu animal, tenha a certeza que o seu pet está em boas mãos e que o estabelecimento, profissional e espaço cumpre todas as medidas para garantir o bem-estar animal.

Artigos relacionados
É com pesar que informamos o falecimento do Dr. Otacílio Lopes de Souza. O velório ocorre na tarde de hoje(11/02), na Funerária Anjo da Guarda (Av. Jovita Fei...
Continue lendo...
O CRMV-CE reforça que o atendimento médico-veterinário só pode ser realizado por profissional formado e registrado no órgão. Estudantes de Medicina Veterinári...
Continue lendo...
O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará, pelo que preconiza a Resolução n° 591, 26/06/92 do CFMV, art. 11, alínea “a”, e ...
Continue lendo...