O foco do momento é a construção conjunta de processos padrões a serem replicados em todo o país.

Se iniciou hoje (17/06), a reunião de colaboradores dos Conselhos Federal e Estaduais de Medicina Veterinário situados em todo o Brasil. A pauta do encontro é a construção dialogada de novos procedimentos padrões para  realização de processos nas áreas de Documentos, Bens Patrimoniais e Infraestrutura.

O rico momento é um retorno aos rendez-vous nacionais, desenvolvidos anteriormente, onde foi dialogado e construído o documento de Procedimento Operacional Padrão (POP), buscando dar continuidade a esses trabalhos, como explicou Francette Amorim, líder na área de processos do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). “Ano passado, a gente fez dez encontros para mapear alguns processos administrativos. Desse mapeamento, ficou faltando algumas outras etapas que estão sendo realizadas esse ano. A principal dela é a elaboração de procedimentos operacionais padrões para  que todos os conselhos passem a atuar da mesma forma, que significa ter  ao menos 80% de padronização. Os outros 20% dependem de cada regional. Neste momento estamos construindo o como fazer, que servirá para treinamento, comunicação externa, esclarecimento de procedimento dos processos de forma construída. É uma atividade de todo o sistema”, disse.

Participante do evento, Carlos Carneiro, presidente do Conselho Regional do Amazonas, aproveitou para explicitar a importância institucional da reunião. “A expectativa é grande. É que consigamos chegar a um consenso, mapear o processo de gerir documentos nesta semana, que possa sair algo encaminhado para fazer o POP. É importante para que tenhamos um procedimento geral, ao invés de cada conselho ter sua metodologia, adaptada à regional, mas sempre obedecendo a esse esqueleto construído nesse encontro”, afirmou.

Já Valdênia Pereira da Silva, líder em Processos de Gerir Documentos e uma dos representantes do Conselho cearense, atentou para o resultado dos diálogos iniciados hoje sobre a área de Documentos “ Como funcionária, espero que o encontro possa apontar um denominador comum nesses processos, respeitando a peculiaridade de cada estado e que o produto, que é garantir o gerenciamento da guarda, manutenção e até descarte desses documentos, possam torna o processo mais fácil, dinâmico e que todos saiam podendo colocar em prática os procedimentos”, declarou.

Se internamente a instituição ganha com a institucionalização de um procedimento padrão, que possibilitará mais agilidade e modernização nas atuações de cada Conselho, externamente ganha o  médico veterinário e o zootecnista  brasileiro que passará a constar com mais  rapidez, melhor atendimento e  retorno as suas necessidades, indiferente do estado em que esteja.

Até a próxima semana, serão abordadas as temáticas setoriais explicitadas e confeccionado o saber fazer de cada uma que resultará na construção de um documento de referência para todas as instituições envolvidas.

Artigos relacionados
Para tratar as queimaduras nas patas de onças pintadas feridas nos incêndios recentes do Pantanal, os médicos-veterinários do Instituto No Extinction (NEX), d...
Continue lendo...
O CRMV-CE deseja um Feliz dia dos Pais a todos os pais profissionais e seus genitores. Que você possa celebrar junto aos seus filhos, com muita saúde , amor e...
Continue lendo...
  O Conselho Regional de Medicina Veterinária ( CRMV-CE) lembra da importância de manter a vacinação de Pets em dia. A vacinação correta pode protegê-los con...
Continue lendo...