Prefeitura de Fortaleza promove atividades contra a Leishmaniose

A Leishmaniose Visceral é uma doença provocada pelo protozoário Leishmania Chagasi transmitida ao homem através da picada do inseto flebótomo, conhecido também como mosquito palha. A transmissão se dá quando o inseto se contamina ao picar cães, animais silvestres e roedores infectados, e em seguida transmite ao ser humano. O período de incubação no ser humano varia de 2 a 6 meses. A infecção pode manifestar de forma moderada a grave, provocando sintomas como anemia, febre contínua, aumento do baço e fígado comprometendo as funções hepática e renal.

Atividades educativas e visitas domiciliares fazem parte da programação da Semana Nacional de Controle à Leishmaniose (calazar), que tem início nesta segunda-feira (10/08), a partir das 9 horas, na praça do Conjunto Palmeiras – Rua Olímpio, 20. A atividade desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vai reunir ainda, durante toda a semana, cerca de 900 alunos da Rede Municipal de Ensino, através de gincanas e palestras.

A Célula de Vigilância Ambiental e de Riscos Biológicos, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, em referência à Semana Nacional de Combate ao Calazar, estará promovendo um conjunto de importantes atividades estratégicas, visando a prevenção do Calazar e a sensibilização das pessoas em relação a uma enfermidade endêmica, na cidade de Fortaleza, que vem registrando uma média entre 120 a 140 casos por ano e uma letalidade que varia em torno de 10% das pessoas acometidas.

A Semana Nacional de Combate ao Calazar na cidade de Fortaleza, ocorrerá no período de 10 a 14 de agosto de 2015, e será concluída, com um Seminário de Atualização, em conjunto com a Secretaria da Saúde do Ceará, que será realizado no dia 18 de agosto de 2015.

A programação de abertura envolve também a exposição de maquetes sobre a doença, apresentação de grupos culturais e cães adestrados, oficinas sobre os cuidados com o manejo ambiental – prevenção e controle de flebotomos (mosquito transmissor do calazar), além da realização do teste para o Calazar. A Célula de Vigilância Ambiental de Riscos Biológicos através do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NESMS) e do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) estarão promovendo gincanas e palestras sobre a “Prevenção da Leishmaniose e o Bem Estar Animal” nas Escolas Municipais. Paralelamente a esta ação serão realizadas visitas domiciliares com a distribuição de material informativo e realização do teste sorológico e a vacinação antirrábica.

Outra significativa e inédita ação será o encoleiramento de 30.000 cães, o que significará, mais de 10% da população canina da cidade, protegendo esses animais em relação a picadas do mosquito transmissor e por conseguinte a diminuição de cães infectados atuando como reservatórios da enfermidade

Para o Gerente da Célula de Vigilância Ambiental, Nélio Batista de Morais, o Calazar é considerada, pela Organização Mundial de Saúde como uma doença negligenciável, pois atinge, significativamente, às pessoas de baixa renda e, sobretudo, às crianças. Na América Latina, o Brasil é responsável por cerca de 90% dos casos. Em Fortaleza, as ações de vigilância da SMS resultaram uma redução de 46% nos casos confirmados ao comparar com o primeiro semestre de 2014, tendo registrado 41 notificações em 2015.

 A grande expectativa em relação a um efetivo Controle, passa fundamentalmente por pesquisas, identificação de fármacos que possam cessar a parasitemia no animal e a viabilidade de vacinas humanas e da vacina canina que já se encontra liberada por parte do Ministério da Agricultura e já é rotineiramente utilizada, em Clínicas Veterinárias, para a proteção individual dos cães. Outros meios importantes de Controle, também, referem-se às coleiras empreguinadas com piretróides que encontram-se em fase final de avaliação pelo Ministério da Saúde para utilização em áreas vulneráveis a ocorrências da Leishmaniose Visceral.

Conclui-se, cuidar do Calazar é, sobretudo, evitar que crianças pobres adoeçam e morram por esta zoonose.

No dia 18 de agosto acontece ainda o II Seminário de Atualização “A legalidade dos novos olhares da Leishmaniose Visceral”, no auditório da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

 

Semana Nacional de Controle a Leishmaniose

Data: 10 a 14 de agosto

Lançamento

Hora: 9h

Local: Praça do Conjunto Palmeiras (Rua Olímpio 20 – com rua Val Paraiso próximo ao ABC Circo Escola).

 

Artigos relacionados
Veja aqui a versão online do informativo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará - Edição nº 68.  [calameo code=0037265321fed28d45943 ]...
Continue lendo...
AVISO SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 05/2017 COMUNICAMOS que está suspenso o Pregão nº 05/2017, nos termos das Leis Federais n°s 10.520/02 e 8.66...
Continue lendo...
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará, Dr. Célio Pires Garcia, parabeniza dois médicos veterinários cearenses pela poss...
Continue lendo...