No local, presidente Dr. Célio Pires aproveitou para anunciar RT para Zootecnistas em dezembro.

 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária realizou, na sexta-feira (23/10), o Seminário de Responsabilidade Técnica de Fortaleza, no auditório do MAPA. O evento se apresentou como importante espaço para a atualização temática de médicos veterinário, além de ser local de formação na área de responsabilidade técnica (RT).

Temáticas como RT e Código de Ética Profissional, Plano de Gerenciamento em Resíduos Sólidos em Serviços de Saúde, Laboratório de apoio ao Diagnóstico e Coleta de Material, Biotérios e Animais de Laboratórios e Gerenciamento de Hospitais, Clínica e Ambulatório estiveram entre os temas abordados.

Para Liana Dantas, médica veterinária que participou da atualização em RT,  “é muito importante fazer um curso desses, principalmente com essas novas mudanças que estão acontecendo, dentro da medicina veterinária, para ficarmos conscientes do nosso papel enquanto responsável técnico, em todos os setores”, disse.

De acordo com Ramon da Silva Raposo, que ministrou uma das atividades de RT.  “Os seminários de Reponsabilidade técnica são fundamentais para a formação do médico veterinário, atualização e principalmente a contextualização de área que estão emergentes. Não há dúvidas, que através dele, o profissional pode se atualizar, observar áreas emergentes, se predispondo, ou não, a atuar nelas”, declarou.

Dr. Célio Pires, presidente do CRMV-CE, enfatizou que “os seminários de Responsabilidade Técnica envolvem uma série de questões, entre elas, o fundamento que o conselho cearense deseja levar a todos os profissionais, é a consciência da extrema responsabilidade ao assumir uma RT. Ela é o atestado de que o médico veterinário ou zootecnista dão a sociedade de que aquele produto e aquele serviço são de qualidade”, afirmou.

Além disso, aproveitou para informar uma novidade que será implementada por essa gestão, contemplando Responsabilidade Técnicas para zootecnistas. “Nós queremos contemplar essa profissão importante dentro do cenário produtivo, da pecuária e exploração animal, com a participação dos zootecnistas. O nosso conselheiro, Dr. Camilo, elaborou um projeto muito interessante e consistente de valorização da zootecnia e nós iremos fazer o primeiro RT para zootenistas na primeira quinzena de dezembro”, completou o presidente do conselho cearense.

Os profissionais puderam optar por participar do seminário de RT nos dias 23/10/2015(Fortaleza), ou 06/11/2015(Sobral) ou 13/11/2015 (Crato).  Aqueles que já haviam participado do Seminário de RT realizado pelo CRMV-CE nos anos de 2013 e/ou 2014 foram isentos da obrigatoriedade nesta atividade, tendo em vista que o art. 4º da Resolução do CRMV-CE assegura a validade de 03(três) anos do curso.

 

Veja aqui as fotos do evento.

Artigos relacionados
  Ementa: Dispõe sobre as medidas temporárias de funcionamento do CRMV-CE como forma de prevenir a transmissão do coronavírus – COVID-19. O Presidente do Cons...
Continue lendo...
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) e o Sistema Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) vão prorrogar, para 31 de a...
Continue lendo...
O Responsável Técnico, também conhecido com RT, atua como profissional inscrito e habilitado legalmente dentro do Sistema CFMV/CRMVs. Atua, no exercício da Me...
Continue lendo...