Aproximadamente 300 profissionais se capacitaram e podem atuar como RT


O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou, no dia 30/05, o primeiro Seminário de Responsabilidade Técnica para médicos veterinários de 2016, no auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O evento possibilitou que profissionais da área se habilitassem como responsáveis técnicos, através da formação promovida pelo Conselho cearense. Dentro das atividades foram abordados temas com: Responsabilidade Técnica e o Código de Ética Profissional, Legislação do MAPA relativa à RT de estabelecimentos que comercializam produtos de uso veterinário. (Leis e Projetos de Lei), Sistema SIPEAGRO, Gestão da Fiscalização de Resíduos em Hospitais, Clínicas e Consultórios Veterinários e Ação da Vigilância Sanitária nos Estabelecimentos Veterinários.

João de Brito Neto, médico veterinário que participou do momento, explicitou sua impressão sobre o seminário. “Para nós é extremamente  importante ter momentos como esse de acesso à informação. Nas palestras de hoje pudemos ver que, além de tudo, não temos só direitos, mas também deveres, e, com isso, podemos fazer o correto,  de nossa obrigação,  inclusive nos resguardando de futuros problemas. É além de se preocupar com questões profissionais, se preocupar com questões éticas e sociais”, contou

Já Mariana Castelo Branco,  gerente de Elaboração de Planos de Fiscalização da  Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), uma das palestrantes do evento, lembrou da importância de espaços como esse para dialogar com médicos veterinários em busca do fortalecimento da sociedade. “Essa é uma oportunidade muito engrandecedora para a Agefis, em apresentar nosso trabalho, contribuindo dentro da medicina veterinária, demostrando a esses profissionais as necessidades de adequação relativas, no nosso caso, ao manejo e descarte correto que exige a lei de grandes produtores de resíduos, legislações e leis. O objetivo é cuidar da saúde de todos, fortalezenses e profissionais da medicina veterinária”. declarou.

Com perspectiva de mais três outros seminários neste ano, o presidente do CRMV-CE, Dr. Célio Pires Garcia, aproveitou para informar novidades para os próximos eventos. “Cada vez mais estamos buscando realizar os seminários de forma mais eclética,  abrangendo temáticas de interesse dos profissionais. Nas próximas edições, queremos particularizar temáticas, o que chamamos de treinamento de Responsável Técnico Avançado , começando a deixar o generalismo de lado e especificar e direcionar o estudo em algumas áreas da medicina veterinária”, afirmou.

O evento acontece de forma gratuita e possibilita ao profissional que dele participa a atuação durante três anos como responsável técnico.

 

Veja as fotos do evento.

 

 

Artigos relacionados
                              O Ministério da Saúde iniciou, nesta segunda-feira (23/03), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta p...
Continue lendo...
 TABELA DE HONORÁRIOS PARA SERVIÇOS CLÍNICOS DE PEQUENOS ANIMAIS. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará informa, a pedido do Sindicato...
Continue lendo...
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) parabeniza o agora Centro Universitário de Juazeiro do Norte (UniJuazeiro), por ter e...
Continue lendo...