ACESA busca fortalecer profissionais e o segmento da Segurança dos Alimentos

 photo 13592576_1736430723305022_586541116150243952_n_zpslssl2ggx.jpg

Os médicos veterinários, zootecnistas e profissionais envolvidos na área da Segurança de Alimentos contam, agora, com a Associação Cearense dos Profissionais de Segurança dos Alimentos, que busca congregar valores e desejos desta classe, como forma de fortalecimento da área.

A entidade, que teve seu lançamento em coquetel na última quinta-feira (18/08), na sede da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) , surgiu de um grupo de profissionais que vinham se reunindo, trocando informações e sugestões e, a partir daí, sentiu a necessidade de padronização de falas, comportamentos e fortalecimento do setor.

Em entrevista, Elayne Marques , presidente da ACESA, explicou o intuito do órgão. “O objetivo é fortalecer o segmento, mostrar para sociedade o papel desses profissionais, já que somos profissionais de retaguarda, muitos consumidores finais não sabem da importância e o que fazemos, então buscamos mostrar à sociedade que o profissional existe, que é necessário e tem valor fundamental para a sociedade”, atentou.

O profissional  da Segurança dos Alimentos é tido como o guardião do alimento, deste a hora que ele está sendo plantado, passando pela colheita, armazenamento, transporte, processamento, exposição e manuseio, até quando é colocado a venda. Em diversos níveis, é avaliado e monitorado risco e resguardo daquele, para que ele chegue, no consumidor final, de forma segura, sem danos à saúde.

Embora poucos médicos veterinários e zootecnistas saibam, este é mais um segmento de atuação destes profissionais, tendo, o primeiro grupo exclusividade em algumas áreas produtivas, como explicou Deborah Mendes, vice-presidente do órgão. “Na cadeia produtiva, existem algumas áreas de atuação que são exclusivas do médico veterinário, onde precisamos desse profissional, principalmente na segmentação de produtos animais, relativo às carnes, algumas etapas da cadeia dos laticínios. Muitas vezes, ele não está no processamento, mas ele é de fundamental importância, pois a matéria prima precisa ter qualidade. Ele atua muitas vezes no abatedouro, na indústria, no supermercado. É mais um opção de atuação”, afirmou.

Profissionais  como os da engenharia de alimentos, nutrição, , engenharia de pesca, economia doméstica, entre outros, atuam na área.

Para aqueles que pouco conhecem sobre o setor e quiserem se inteirar mais, fica o convite da Dr. Elayne Marques para uma reunião informativa que ocorrerá dia 01/09, na Associação Cearense de Supermercados, na Avenida Barão de Studart, nº2500.

Para demais informações sobre a profissão, áreas de atuação, ou caso deseje se associar a instituição, o primeiro contato pode ser realizado através do número 9,8843-3434, ou e-mail contato@acesa.com.br .

Artigos relacionados
Ementa:Dispõe sobre as medidas temporárias de funcionamento do CRMV-CE como forma de prevenir a transmissão do coronavírus – COVID-19. O Presidente do Consel...
Continue lendo...
O CRMV-CE realizou a 168º Solenidade de “Entrega de Carteiras Profissionais”, nesta segunda-feira (19/02). Ao todo, 67 médicos-veterinários e dois zootecnista...
Continue lendo...
Documento se apresenta como reconhecimento institucional que possibilita atuação no mercado de trabalho. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estad...
Continue lendo...