Conselheira do CRMV-CE apresentou projeto inédito aplicado na FAVET - UEC 

Na última sexta-feira (21/10), a conselheira do CRMV-CE, Méd. Vet. Adriana Wanderley de Pinho Pessoa, apresentou projeto inovador no VIII Encontro de Práticas Docentes, da Universidade de Fortaleza (Unifor). A atividade buscou estimular o desenvolvimento das competências humanísticas dentro dos cursos de medicina veterinária, compartilhando ações e práticas para sua execução.

A ação faz parte da política educacional estimulada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e apoiada pela CRMV-CE, realizada em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (EUCE). No Ceará, o projeto pioneiro vem sendo desenvolvido por Comitê Gestor na Faculdade de Medicina Veterinária da UECE. A implantação do Projeto desafia os docentes a modificar as suas aulas expositivas e estimula os alunos a serem mais participativos. Ao fazer uso de metodologias ativas foi verificado que os conteúdos são melhores compreendidos e os alunos participam da construção do conhecimento.

 “Esse é um projeto muito interessante, pois modifica totalmente a forma de abordagem da formação do próprio técnico, que a partir da agora, está sendo treinando para desenvolver habilidades não só  competências técnicas, mas de outras naturezas. A gente antes formava técnicos, mas que não sabiam se relacionar com o mundo. A ação do CFMV foi muito feliz quando tomou para si essa responsabilidade. É um desafio, pois nos vai tirar da zona de conforto para que possamos trabalhar ativamente na missão de aprender e ensinar”, afirmou Adriana Wanderley.

Presente no VIII encontro, Xênia Diógenes Benfatti, umas das professora avaliadora do evento que assistiu a palestra da conselheira, atentou a importância para o compartilhamento de experiências como essa. “Este momento oportunizou a socialização de práticas, ampliando nosso universo de compreensão, para que possamos mudar, discutir a sala de aula, o currículo, pensando em possibilidades de implementação, novas formas de ser professor, de trabalhar a docência, ver a sala de aula. É isso que fica como saldo”, disse.

PROJETO NA UECE

Na UECE, das 60 disciplinas que compõem o fluxo curricular do curso de Medicina Veterinária da FAVET/UECE, 15 professores aderiram, voluntariamente, ao projeto, correspondendo a 25% de adesão. Visando uma melhor preparação dos docentes, foi realizada uma oficina, no dia 20 de abril de 2016, sob a responsabilidade da assessoria pedagógica da PROGRAD.

O projeto, que se baseia nas disposições do CFMV, conta como responsáveis as médica veterinárias  Adriana Wanderley de Pinho Pessoa, Elivânia da Silva Morais, Diana Célia Sousa Nunes Pinheiro, Josefa Lineuda da Costa Murta e Márcia Carneiro Holanda.

Artigos relacionados
  Zootecnista é gente que faz acontecer   O que faz um zootecnista? A Zootecnia é uma profissão que preenche uma longa lista de atribuições nas mais divers...
Continue lendo...
Excepcionalmente durante o período da pandemia de Coronavírus, O CRMV-CE está prestando atendimento diferenciado para dúvidas e urgências através de contatos ...
Continue lendo...
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), dentro das atividades do Abril Laranja, mês de Prevenção a Crueldade Animal, promo...
Continue lendo...